sexta-feira, 3 de julho de 2009

Notícas Breves


Início da Rua da Costa, junto à Fonte Velha.

Renovação da rede de água ao domicílio
Finalmente, iniciou-se a renovação da rede de água que abastece as habitações, em S. Vicente da Beira. Também o pavimento das ruas está a ser renovado. Excelente notícia!
A obra já tardava, pondo em perigo a saúde dos vicentinos.
Obrigado aos populares que denunciaram o facto à comunicação social, ao longo de anos.
Obrigado à Junta de Freguesia que, no recato das suas funções, sempre tentou resolver o problema.
Obrigado aos Serviços Municipalizados, que meteram mãos à obra.
Agora, não vale clamar contra os inconvenientes das obras! Nestes últimos anos, muito se queixaram os albicastrenses das obras de renovação que tem havido na cidade de C. Branco. Eu achava piada, pois bem as trocaria pela água inquinada devido à degradação da canalização, em S. Vicente. Por isso, aguentar e cara alegre!


Caixas dos contadores nas paredes dos edifícios, uma praga de que nem as aldeias históricas se livraram!


Rua das Laranjeiras, do lado do entroncamento com a Rua do Convento.

Alcatrão na estrada da Oles
Dizem-me que a centenária estrada de ligação entre o Louriçal do Campo e S. Vicente da Beira já está alcatroada. Os nossos acessos melhoram significativamente. A comunidade de vicentinos que vive na zona da Covilhã e os nossos emigrantes passam a dispor de uma ligação fácil à A 23, pelo nó da Soalheira, sem precisar que subir e descer a montanha russa pelo Casal da Serra. Poupa-se na gasolina, minguam-se as vistas!


Uma sede para os Bombeiros
A Junta de Freguesia e a Câmara Municipal concluíram a restauração do edifício da antiga escola Primária, agora sede dos Bombeiros de S. Vicente e da Associação de Caça e Pesca “O Pisco”. Os jornais Reconquista (www.reconquista.pt/) e Gazeta do Interior (www.gazetadointerior.pt/) trazem a notícia.
Dias antes, a 27 de Junho, os nossos bombeiros tiveram o seu baptismo de fogo, em dois incêndios quase simultâneos, na Caldeira e no Casal da Serra. Valeu-nos a pronta intervenção dos bombeiros de todo o distrito.


Foto dos participantes no almoço da Senhora da Orada.

Uma sede para a Banda
À boleia das inaugurações, a jornalista Cristina Saraiva do jornal Reconquista também falou com a direcção da Sociedade Filarmónica Vicentina e ouviu os seus anseios por uma sede própria. E deu notícia do almoço na Senhora da Orada, porque nem só de projectos vive o homem!

Arqueologia
A Dr.ª Raquel Vilaça, professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, acaba de lançar o livro “Através da Beiras – Pré-História e Próto-História”, editado pela Pelimage. Nele publica uma síntese dos vários estudos que realizou ao longo de anos.
Ainda não o vi, mas tem certamente elementos sobre a arqueologia da freguesia de S. Vicente da Beira. No mínimo, sobre o Castelo Velho.
A autora apela à elaboração da carta arqueológica do concelho de Castelo Branco. Os vestígios existentes nas Vinhas e no Castelo Velho, entre outros, há muito que aguardam por quem os estude!


Clicar na imagem, para ler a notícia.

José Hipólito Jerónimo
O nosso P. Jerónimo traz notícia na página 2 do jornal Reconquista (www.reconquista.pt/), sobre o Encontro e Festa Missionária do AMIVD, um movimento nacional de leigos ligados ao Verbo Divino, no Seminário do Tortosendo.

José Miguel Teodoro
Por estes dias, este nosso conterrâneo lançará o livro “Por alturas do Cristo-Rei, em Almada", em acto integrado nas festas da cidade de Almada. Daremos notícia.

José Teodoro Prata
Como noticiei na anterior publicação, saiu o meu sexto artigo sobre a Póvoa, mas com notícias do antigo concelho de S. Vicente.
Perguntarão: E porque não sobre S. Vicente?
Há anos, através do GEGA e da Inácia Brito, eu e o José Miguel Teodoro tentámos um projecto semelhante a este da Póvoa. O José Miguel chegou a escrever vários artigos, que o Reconquista nunca publicou. Nós não éramos conhecidos e não houve ninguém a puxar por S. Vicente! Nas séries de artigos que têm sido publicados sobre a Póvoa e as Sarzedas, há pessoas influentes por detrás das opções editoriais do jornal!

Maria João Guardado Moreira
Esta neta do Sr. Manuel da Silva, docente da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, participará na Conferência “O Fio da História”, em Penamacor, uma das várias actividades com que este concelho está a assinalar os 800 anos do seu foral. É no próximo sábado, dia 4 de Julho. Vai abordar os movimentos demográficos naquela zona raiana.

Nota: as imagens a preto e branco são do jornal Reconquista.

Um comentário:

Anônimo disse...

1. Boas notícias. Merece-me referência a qualidade de escrita das notícias de SVB, no último Reconquista, sobre a Banda SVB e a secção SVB dos Bombeiros. Boa bola. Para que conste, Cristina Mota Saraiva.
2. A propósito dos escritos sobre a Póvoa. ZTP tem a qualidade da disponibilidade e o gosto de colaborar. E faz bem estas coisas. Sugeri num post anterior (que se perdeu - inépcia minha, de certeza) o interesse que haveria na publicação online, na net, das comunicações apresentadas no colóquio História e Memória Local, em Idanha-a-Nova, onde ZTP apresentou uma comunicação. À boleia e dando como boa aquela sugestão, propunha a criação de um Arquivo Digital SVB, com os textos dos trabalhos publicados sobre a nossa terra, acessíveis em linha, pela net. Vamos pensar nisso, que não custa muito a fazer?
jmt