quarta-feira, 8 de julho de 2009

Onde é?

Ontem, estive no Arquivo Distrital de Castelo Branco, a consultar documentação sobre S.Vicente da Beira.
Deparei-me com os nomes de dois locais que não consigo localizar:
- Taliscas, junto à ribeira de S. Vicente, onde existia (existe?) uma capela da Câmara.
- Casal do Lopio, local onde habitualmente se faziam as esperas aos lobos, nas montarias.

Agradeço que me ajudem a localizar estes dois sítios. O primeiro é de certeza junto à Vila. O segundo será perto do Barbaído, onde existia um casal com esse nome.

A existência de um local para onde todos confluiam nas montarias aos lobos é uma novidade nesta região. No concelho de Montalegre, já visitei um fojo do lobo. Em S. Vicente da Beira, desconheço se existiria um fojo ou apenas um local com características adequadas à caça ao lobo. Deixo-vos algumas imagens de fojos do norte do país.


Esquema de fojo de paredes convergentes. O lobo fugia para ali, perseguido pelos caçadores da montaria. Ficava sem saída e era abatido.


Fojo de paredes convergentes, na Serra da Peneda.


Fojo circular, denominado fojo da Cabrita, pois era lá deixada uma cabra doente, para atrair o lobo. Uma vez lá dentro, o lobo já não conseguia sair e era abatido pelos caçadores. Este tipo de caça ao lobo dispensava a montaria.

Nota: As imagens são da internet.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sei que este publicação já tem alguns anos, mas deparei-me com ela e posso constatar que aconteceu o mesmo, ao ver uma noticia antiga sobre Louriçal do Campo viu um local chamado Tomanesca, se alguém tiver algum conhecimento de em parte do Louriçal possa ser