sábado, 26 de março de 2011

Amigos dos Castelos

Acabo de chegar de São Vicente, onde guiei a visita de um grupo de pessoas da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.
O grupo excursionista veio de Lisboa e passou o dia nesta encosta da Gardunha: Castelo Novo, Alpedrinha, um saltinho a Alcongosta para verem as cerejeiras em flor (que ainda não floriram), Póvoa da Atalaia e São Vicente da Beira.
A chegada à Fonte Velha estava marcada para as 17.30h, mas só chegaram às 18.30h, hora a que já lhes apeteceria rumar a Lisboa.
Mas parara de chover e um lindo arco-íris curvava o céu sobre o Caldeira. Levei-os à Igreja Matriz, à Igreja e Museu da Misericórdia (fizeram sucesso as matracas e o quadro de agradecimento ao Santo Cristo, de um antepassado do actor Robles Monteiro), admiraram o Pelourinho já no lusco-fusco e ainda insisti para que conhecessem a nossa antiga Câmara.
Surpreenderam-se com as nossas tradições quaresmais (procissões dos terceiros, dos passos e do enterro), mas partiram, sem a promessa de regressarem nos próximos dias.
Soube a pouco, mas há que semear para um dia colher!
Embora ali estivesse a pedido da Junta de Freguesia, a entidade que a Associação contactou, o meu agradecimento especial ao João Maria dos Santos, da nova Mesa da Santa Casa, pelas quase duas horas de espera que passou na Misericórdia.

Nenhum comentário: