sábado, 4 de junho de 2011

A fonte antiga


A Fonte Velha é filha de uma fonte do século XVI.

Entre 1767 e 1785, a Câmara Municipal de São Vicente da Beira realizou o inventário de todos os bens concelhios, fossem terras, casas, fontes ou objetos. Este tombo foi coordenado pelo Doutor Casimiro Barreto Ferrás de Vasconcellos, juiz de fora, com funções equivalentes ao atual presidente da Câmara. O escrivão era então Joam Barata de Gouvea. O poder real, como parte interessada, pois recebia parte das rendas das terras, foi representado pelo procurador Claudio Antonio Simoins.
A medição da fonte fez-se, logo no primeiro ano, em 1767.

«E sendo por eles medida, principiou a medição pela parte do poente, à esquina da fonte, pegada à parede do quintal dos herdeiros de Luis de Pina da vila da Covilhã, para a parte da estrada que vai para São Sebastião, até aonde está um batório, aonde se põem as talhas, tem de medição cinco varas e uma sesma de uma vara. E da ponta do dito batório pela parte do norte, rosto ao nascente, até ao cimo do dito batório, tem de medição três varas e meia. E do dito batório, pela parte do nascente, rosto ao sul, até arrumar à parede do dito quintal, tem de medição quatro varas e meia. E da dita parede, partindo com o dito quintal pela parte do sul, ao poente, até aonde principiou esta medição, tem na mesma quatro varas menos uma sesma de uma vara.
E a dita fonte é toda feita de pedra de cantaria, coberta de abóbada da mesma pedra, com um mármore no meio da parte por onde se tira a água da dita fonte, que é da parte do norte e para a parte do poente. No frontispício da dita fonte se acham, em uma pedra esculpidas as armas reais e por cima destas armas uma coroa, em outra pedra, com dois letreiros em duas pedras, um de uma parte e outro da outra.
E no mesmo frontispício está um chafariz, aonde algum dia e hoje cai água de um cano, que vem da parte da quelha da eira. E defronte do balcão das casas dos herdeiros de Luis de Pina se acha uma pedra de cantaria, que tem uma letra que diz Arean(?), por onde vai a água para o cano. E no mesmo chafariz está um cano, por onde sai a água da fonte e para a mesma vem também a água por um cano junto do solo da dita fonte, da parte das casas dos sobreditos herdeiros de Luis de Pina.
E sendo medido o dito chafariz, pelo comprimento tem de medição duas varas e meia e de largura uma vara.»



O local da primitiva fonte está assinalado a amarelo.

Notas:
1. As casas e quintal de Luis de Pina, da vila da Covilhã, eram as que depois formaram a Casa Cunha, fundada pela filha de Claudio Antonio Simoins. Este era filho de Manoel Lopes Guerra (Rua Manuel Lopes), de S. Vicente da Beira e de Marianna Garcia, de São Romão (Seia). No dia 14 de Maio de 1769, casou com Dona Rita Thereza Feyo Lemos de Carvalho, filha de Manoel Rodrigues Feyo e de Feleciana Thereza de Carvalho, ambos de S. Vicente da Beira. O casal vivia na casa do tio(?) Manoel Simoins (Rua Manuel Simões). A sua filha Maria Benedita Simões Feio de Carvalho casou, a 8 de de Março de 1788, em S. Vicente da Beira, com João António Robalo da Cunha Pignatelli da Gama, da vila da Guarda.

2. A medição fez-se com um cordel de linho, com 12 varas de comprimento. Uma vara equivalia a cinco palmos, que correspondiam a 1,1 metro (110 centímetros). Uma sesma era a sexta parte da vara.

3. A fonte localizava-se no espaço atualmente murado, em frente à casa da família Cunha. Estaria sensivelmente no local onde depois foi plantada uma palmeira, ainda existente na segunda metade do século XX. A frente da fonte estava virada para norte e poente, aproximadamente para a atual abertura no muro. As traseiras da fonte encostavam à parede do quintal.

4. A água para a fonte e para o chafariz vinha do quintal de Luis de Pina, embora o texto não seja muito claro. Deve ter sido essa a razão porque, em 1854, a Câmara decidiu fazer uma mina na Rua da Costa, pois não podia explorar a água dentro da quinta da Casa Cunha.

5. Os dois "letreiros" em pedras integraram depois a nova fonte, em 1854. Eles documentam que a fonte foi mandada construir pelo rei D. Sebastião, em 1578 (Ver publicação “Fonte Velha”, de 13 de Maio de 2011). A nova fonte integra, igualmente, as armas reais e a coroa que estavam na fonte antiga.

6. O chafariz era pequeno. Na época, foi publicada uma postura municipal que condenava a 8 dias de cadeia os pais dos garotos que sujassem a água do chafariz!!!


As armas reais e a coroa transitaram da antiga para a nova fonte.

Nenhum comentário: