sexta-feira, 15 de março de 2013

Festas de Verão, 2013


BREVES

           1 – CONTRIBUIR PARA AS FESTAS DE VERÃO DE 2013

Quem queira contribuir para as Festas de Verão 2013, pode fazê-lo através do NIB: 0035 0749 0000 3627 4008 2 ou o IBAN: PT5000 3507 4900 0036 2740 082 (este para quem se encontra no estrangeiro). A operação deve ser efectuada numa caixa multibanco normal (onde aparece o nome do destinatário). Por isso, não se esqueçam que, antes de dar a ordem de transferência, “confirmar”, devem conferir o nome do titular da conta, a “Comissão de Festas”.
                                   
2 - PEDITÓRIO DO AZEITE

Quase toda as pessoas da Vila (as que habitualmente lá residem ou que, por esta ou aquela razão lá se encontravam naquele dia), sabem que, como foi prometido, se procedeu, no dia 20 de Janeiro último, ao tradicional peditório do azeite.
Pode dizer-se que, em geral, houve uma boa aceitação por parte da população; ou não fosse este acto de pedir a esmola do azeite em Nome do Senhor Santo Cristo, uma tradição de décadas ou mesmo séculos.
Para além dos actos religiosos, era com estes parcos recursos de que a população dispunha, na maioria produtos que a terra dava, que se faziam “festas rijas”.
Não havia “artistas” ou estes eram inacessíveis. Os programas assentavam na contratação de uma aparelhagem sonora (quando foi possível dispor desta maravilha da técnica).
A banda de S. Vicente, como era da casa, estava automaticamente convidada a participar (pelo menos a partir de 1910, imagina-se, ano da sua fundação).
A banda tinha e continua a ter um papel relevante. Se nos actos profanos concorre, hoje, com outros meios de diversão, nos actos religiosos, tem ainda um papel fundamental. A música, como é sabido, sempre foi uma das grandes homenagens do Homem às Entidades Divinas. Em S. Vicente, pense-se numa Missa Cantada (por elementos da banda, com vozes masculinas e barítono); ou numa procissão com (ou sem) banda. Enquanto crianças, achávamos as Missas Cantadas intermináveis, sendo precisa uma grande dose de paciência para assistir até ao fim. Coisas de jovens! Hoje creio que é uma pena não se reeditarem essas Missas (mantendo a matriz, mas podendo-se inovar face ao antigo formato). E, certamente, será até possível conciliar a beleza dessas Missas com alguma brevidade.
O fogo, por sua vez, era uma das manifestações mais emblemáticas dos festejos, sendo que era pela quantidade de foguetes, latadas e castelos (tudo do domínio da arte da pirotecnia), que a festa era considerada (ou não) como “festa rija”.
A quantidade de fogo deflagrado durante a festa (avaliado sobretudo pela alvorada de 2ª. feira), pelo peso que tinha no orçamento, era a medida da capacidade económica da população e talvez representasse, pelo esforço despendido, outra das maiores homenagens aos santos em honra dos quais a festa se realizava, especialmente, o Senhor Santo Cristo que, havia séculos, nos tinha livrado da praga de gafanhotos.
Era também por essa razão (a do lançamento de grandes alvoradas), que a festa rivalizava com as aldeias vizinhas.  
Os tempos são outros.
Mas, já se vê, a razão que desconhece todas as razões do coração – a dolorosa razão do compromisso – essa mantém-se. E é necessário porfiar.

                            3 - RESULTADO DO PEDITÓRIO

Assim, no dito peditório de 20 de Janeiro último, conseguiu-se angariar um total de *750, 00 € e 50 Litros de azeite.  
Somos pelas contas transparentes. Só não publicamos a lista nominal dos donativos porque isso depende da autorização expressa das pessoas, da qual não dispomos. 
Vamos ver como nos desempenhamos do nosso papel. Porque, agora digo eu: “desarmada a festa se verá o que nos resta”. 

Mas, estou certo, todos irão contribuir, pois: PRECISAMOS DE TODOS.

Obrigado e até breve.
 
A Comissão de Festas,

zb 

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns a estes Vicentinos que, em tempos tão difíceis, tiveram a coragem de assumir a realização das nossas Festas de Verão.
Todos nós temos na memória as festas de outros tempos. Elas podiam não conseguir ganhar às do Sobral ou outras aldeias vizinhas em muitos aspetos (no contexto de pobreza generalizada desses tempos, a nossa aldeia devia ser das mais pobres), mas ganhavam de certeza em número de familiares e amigos que, por essa altura, rumavam até à terra para participarem nas missas, procissões, e bailes que por esses dias enchiam a igreja, as ruas e a praça. Enchiam também as mesas que, pelo menos nesses dias, eram bem fartas.
Penso que todos os Vicentinos vos desejam o maior sucesso. Oxalá consigam trazer até nós muitas das memórias e pessoas que amamos!

M.L.Ferreira