domingo, 10 de março de 2013

Dia da Mulher



Como lembrou a Maria do Carmo Prata, de forma emocionada, este ano comemorou-se, pela 13ª vez, o Dia Internacional da Mulher na nossa terra. Parece que, nos primeiros anos, o número de participantes não foi muito grande, mas ao longo do tempo tem-se verificado um aumento progressivo de inscrições e este ano o restaurante da Mila foi pequeno para o número de mulheres que quis participar.
Estiveram presentes mulheres de todas as idades: crianças, muitas jovens e mulheres que já fazem parte da nossa história, como a Ti Janja. Foi uma emoção ouvi-la cantar um fado que, como ela fez questão de referir, nos devia fazer chorar a todas. De facto, o poema falava do sofrimento de uma mulher que era assediada por um homem rico e poderoso (fez-me lembrar a canção do José Mário Branco “Casa comigo Marta”). Mas no fado da Ti Janja, depois de muita luta e sofrimento, tudo acabou em bem e, como a própria rematou, de forma bem-humorada, perante a firmeza da mulher em manter-se fiel ao marido “o gajo meteu o rabo entre as pernas e deixou a rapariga em paz”. É um poço de sabedoria, esta mulher!
Para além de um pequeno resumo da história e motivações que levaram à comemoração deste dia, a Maria do Carmo lembrou também algumas das mulheres da nossa terra que já partiram, mas que deixaram marcas em todos nós. É o caso da Menina Maria de Jesus, da Menina Nelita, da Menina Isaura e da Menina Ilda.
Nunca se casaram e por isso ficaram sempre “meninas” dedicadas ao serviço da terra. Quase todos nós nos lembramos delas, quer como catequista ou noutras atividades ligadas à igreja ou à comunidade; a Menina Isaura com as suas mãos habilidosas a fazer os curativos no hospital ou cenas de presépios que ainda hoje nos fazem sonhar; a Menina Ilda, na cantina da escola, onde éramos obrigados a beber o óleo de fígado de bacalhau que só conseguíamos engolir com um gomo de laranja, mas também onde comíamos aquele queijo flamengo cujo sabor ainda guardo na boca.
A todas elas e tantas outras o nosso agradecimento!

M. L. Ferreira

Nota: Comissão para o próximo ano - Ana Jerónimo Patrício, Catarina Martins e Vânia Santos.





Fotografias de Ana Jerónimo Patrício e Chantal

Nenhum comentário: