domingo, 9 de junho de 2013

O passeio pedestre da IV Feira


Apetece ficar pelas margens da ribeira, nestes tempos primaveris, na frescura das suas sombras, enquanto nos encantamos com os cantares de pintassilgos, rouxinóis e outros pequenos seres de algumas gramas. Por isso, é uma excelente notícia a possível concretização do projeto da Rota da Senhora da Orada, que ficou adiado aquando da criação da Rota da Gardunha, pelo Geoparque NaturTejo, devido ao incêndio que na altura reduzira a cinzas as encostas do vale.

O passeio pedestre deste ano aventura-se pela ribeira abaixo. Partimos da Praça, pela Estrada Nova, até ao Alto da Fábrica. O ideal seria descer para o Casal do Pisco e seguir para o paredão da barragem, pelas margens (não há caminho), mas este ano a barragem está plena e a água chega aos matos e pinheiros. Não se consegue passar e por isso continuamos pela estrada de alcatrão. Paramos na fábrica e depois na lagariça, vestígios de outros tempos. Depois vamos até à barragem e dali para a estação de tratamento das águas, sempre ao longo da ribeira até à antiga casa do Padre José Sarafana, agora em recuperação.
Dali subimos para as Vinhas e visitamos o antiquíssimo poço das Vinhas do Poço. Continuamos para o Valouro e o Ribeiro da Ordem. Avistamos o sítio onde existiu durante séculos a capela de Santa Bárbara e retrocedemos, sempre pelo caminho que os nossos antepassados usavam para ir a Castelo Branco.
Passamos por locais onde tem aparecido muito material arqueológico da civilização romana (em exposição no GEGA) e tomamos a estrada romana, rumo à Fonte da Portela que durante séculos matou a sede a viajantes e suas bestas. Depois retomamos a Estrada Nova e regressamos.
Levar água e chapéu. Colocar protetor solar antes de sair de casa. Não se atrasem, pois convém-nos começar a horas, para evitarmos um regresso tardio, com calor.

José Teodoro Prata

Um comentário:

Anônimo disse...

Participei o ano passado pela primeira vez no passeio pedestre da III Feira de Artesanato e Gastronomia. Para além da emoção por voltar a percorrer caminhos por onde já não passava há muitos anos, foi uma surpresa descobrir ou recordar as histórias ligadas a tantos deles e que os tornaram locais importantes na vida dos nossos antepassados (as coisas que o José Teodoro sabe!).
O passeio deste ano, pela descrição do percurso, também promete. Oxalá tenha mais participantes do que o do ano passado! É que, para além dos benefícios da caminhada, ficamos a conhecer melhor os locais importantes da História da nossa terra e, se calhar, ficamos a gostar ainda mais dela…
Conto estar lá!
M. L. Ferreira