quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O gosto de gostar

JÁ TENHO SAUDADES


Jornal Público, 2 de janeiro de 2014
José Teodoro Prata

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela reflexão, esta do Miguel Esteves Cardoso! É pena que só quando se chega à idade dele (e à minha) comecemos a ver a vida com este olhar. Entretanto, quantos saltos ficaram para trás!...
Estava a ler esta crónica que, entre outras coisas, fala de felicidade, de saudade e de memória e lembrei-me do diálogo entre o principezinho e a raposa, no livro de Saint-Exupéry, que vai mais longe e remete para a antecipação da felicidade:
« - Era melhor teres vindo à mesma hora – disse a raposa. Se vieres, por exemplo, às quatro horas, às três já eu começo a ser feliz. E quanto mais perto for da hora, mais feliz me sentirei. Às quatro em ponto já hei-de estar toda agitada e inquieta: é o preço da felicidade! Mas se chegares a uma hora qualquer, eu nunca saberei a que horas é que hei-de começar a arranjar o meu coração, a vesti-lo, a pô-lo bonito… São precisos rituais.
- O que é um ritual? – perguntou o principezinho.
- Também é uma coisa de que toda a gente se esqueceu – respondeu a raposa – é o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias, e uma hora diferente das outras horas …»

M. L. Ferreira