quarta-feira, 9 de julho de 2014

Horta-jardim

Encontramo-la aquando do passeio da Feira, mesmo junto ao lagar arruinado da Natividade Lino.




A jardineira é a Madalena, mulher do Tonho da Sara.
José Teodoro Prata



A horta da Ti Madalena faz ver a muita gente! Como se vê, tem de tudo com fartura; para a família e para os vizinhos. E eu que o diga!
E quando lhe dizem que já é trabalho a mais para ela, responde logo que se querem tirar-lhe a vida, é tirarem-lhe aquela horta.

M. L. Ferreira

3 comentários:

Ernesto Hipólito disse...

Sempre me disseram que cada um é doutor na profissão que exerce.Esta Madalena e o marido António além de boa gente são doutores na prática da agricultura. Aprenderam com os pais e avós e ainda mantêm uma arte em vias de extinção, porque eu acho este trabalho uma arte.
Sei bem quem poderia aprender muito com este casal, mas não posso dizer.
Boa tarde Libânia!

E.H.

Anônimo disse...

A Madalena é dra. porque ama o que faz, tanto como a própria vida " se me querem tirar a vida tirem-me a horta". Acho que está num estado de panteísmo avançado. Comungar da renovação da natureza a cada ano que passa, ver medrar as suas plantas entre os dias e as regas, sentir nas entranhas a generosidade criadora da terra e do sol e a importancia vital do liquido transparente com que a vai hidratando das securas do verão, devem fazer com que se sinta em comunão com a "alma do mundo" participando no grande mistério da natureza. Está imbuída de um espirito religioso imanente que não compreende, mas que se explica pela paixão pela terra e pela expressão que a demonstra.
F. Barroso

Ernesto Hipólito disse...

Amigo Francisco.
Qual foi o grande escritor que plagiaste para fazer este comentário?
Cum catarro!!!. Andaste afastado mas regressaste em grande.

Um grande abraço para ti.

E.H.