quarta-feira, 22 de julho de 2015

A música do nosso povo



José Teodoro Prata

Um comentário:

Anônimo disse...

Contei à Ti Felicidade que tinha ouvido as adufeiras de Monsanto a tocar e a cantar a Senhora do Almurtão e ela, que é da Zebreira, pegou numa caixa como se fosse um adufe e começou a cantar:

Senhora do Almurtão,
Mandai-nos lá dizer
Quando é a vossa festa
Que eu quero-vos ir lá ver.

Senhora do Almurtão,
À vossa porta me empino,
Miro-me no vosso rosto
Como num espelho fino.

Senhora do Almurtão,
À vossa porta cheguei,
Tantos anjos me acompanham
Como passadas que dei.

Senhora do Almurtão,
Olhai para mim olhai,
Sou filha duma viúva
Tenho mãe, não tenho pai.

Não há Senhora mais linda
Que a Senhora do Almurtão,
Tem o seu amado filho
Ao lado do coração.

Depois disse que ia pedir á filha que lhe trouxesse o adufe que deixou em casa e nos ia mostrar a todos o que é tocar e cantar a Senhora do Almurtão. É mulher para isso!

M. L. Ferreira