sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Jerónimo


Este é o registo de casamento do nosso primeiro Jerónimo.
Chamava-se Jeronimo Duarte Fraga e era filho dos únicos habitantes do Casal da Fraga, na altura: 
Manoel Rodrigues Fraga e Luiza Maria Leitoa.
Casou com Maria Antonia da Cruz, filha de Antonio Mendes dos Reis e Custodia da Cruz, 
moradores no Casal do Pisco.
Aos meus parentes Jerónimo, peço desculpa por esta desgraça de registo, 
mas foi o que chegou até nós e cara alegre!

Há uns anos, encontrei a referência a um Fraga de São Vicente, já do século XVI. Fraga era (é)) uma rocha, mas também uma forja de ferreiro. Qual dos significados terá dado origem ao topónimo do casal? E quem se terá chamado Fraga primeiro: o homem ou o casal onde morava?
Entretanto, o apelido Fraga perdeu-se, parece que com este Jerónimo Duarte.
Com alguma investigação junto das pessoas mais velhas, 
concluirão que há umas dezenas de anos havia imensos moradores no Casal da Fraga de apelido Jerónimo. E não estou a referir-me só aos Jerónimo Teodoro do Casal da Fraga e aos Hipólito Jerónimo do Casal do Baraçal, mas a várias outras famílias dos casais da Fraga e dos Ramos.

José Teodoro Prata

2 comentários:

Anônimo disse...

Já pouca gente se lembra, mas contaram-me há tempos que houve uma taberna no Casal cujo dono se chamava Agostinho Jerónimo. Parece que se faziam lá grandes farras à noite, principalmente quando se juntavam o Hermenegildo Jerónimo a tocar guitarra e o José Cipriano que, por cantar tão bem, lhe chamavam o Passarinho da Ribeira.
Mas é interessante a forma como os nomes surgem e desaparecem. Ainda ando às voltas com o apelido Inácio que o meu bisavô materno herdou do bisavô dele (chamava-se João e era dos Pereiros). Pelo menos até 1819 não encontrei nenhum Inácio nos registos de batismo, pelo que o apelido terá surgido já depois desse ano. Atualmente só alguns primos afastados continuam a usá-lo, por isso é provável que desapareça brevemente, pelo menos por cá.

M. L. Ferreira

Anônimo disse...

Pela minha costela de Jerolme, obrigado pela restituição.
JMT