sábado, 1 de outubro de 2016

O nosso futuro

4 comentários:

Anônimo disse...


Sobre o post anterior, reconheço:
a Santita (mulher do Domingos Matias e mãe do Chico Matias); a Maria do Carmo (filha do Ti' Carlos do Chão da Bica). Acho que os noivos são o Joãozito e a filha do Ti' Jaime Ferreiro, mas tenho dúvidas, porque ele parece alto demais; além disso, o casamento será de alguém do Caldeira; reconheço ainda a mulher do meu primo Zé Manel (gago), a Carmelinda (irmã do Domingos (GNR), filha do Domingos "Bispo" (em frente da dita Maria do Carmo); o próprio Domingos "Bispo"; a menina Maria de Jesus (sobrinha do Padre Tomás); o próprio Padre Tomás; a Santa "Parrega"; a Ti' Resgate (mulher do Ti' João da Resgate, pois claro!); parece-me que está lá também a mãe da Santita (esta foi casada com o Tó do Forno, Tó Prata Inês, Spínola); a mãe do Patanucho; parece-me o Ti' João "Temó". Curiosamente, além da Carmelinda e da mulher do Zé Manel (já referidas), não conheço nenhum dos outros miúdos! Mudaram muito de feições!
O JMS ou o EH (ou outras pessoas) talvez saibam mais...
Quanto ao nosso futuro, é cedo demais... Ainda há poucos anos éramos invadidos pelos imigrantes (v.g. ucranianos). Hoje continuam hordas de imigrantes a invadir a Europa! Seremos à volta de 7 milhões daqui a 40 anos? Acho que não ! Mas mesmo que assim seja, o que é que isso interesa? No séc. XVI seríamos talvez uns 2,5 milhões e veja-se onde chegaram as nossas naus!!
Abraços.
ZB


Anônimo disse...

A emigração em massa para os países da Europa ainda era muito ténue nesta altura
Para mim esta imagem é anterior aos anos sessenta, crianças descalças, a rudeza da vida fazia as pessoas bisonhas, tristes.
A criança com a gorra na cabeça "quem sabe" já andaria por montes e vales de Deus guardando cabras. (O trabalho do menino é pouco, mas quem o perde é louco)O senhor que está ao lado trajando seu fato de festa na cabeça em vez do chapéu, uma gorra; parece-me o Zé Ventura ou o Joãozito (senhor João Gama)A mulher que está junto à noiva pode ser a senhora Sara, o homem do chapéu o t`i João da Sara!? o noivo não será filho!!!
O senhor do chapéu atrás da padre Tomaz parece o Manuel da Silva!
Eram muitas as crianças, as mulheres com seus lenços, padre Tomaz com o barrete e a batina, a menina Maria de Jesus ao lado do tio toda "vaidosa"; atrás, na varanda do senhor José Maria Lino o reclame da Singer. (A latada ainda não existia nesta altura).
O padre Tomaz entregou a pasta em 1965, tinha 77 anos, aqui ainda era muito novo...
Seu irmão bispo faleceu em 1958
Como em meia dúzia de décadas as pessoas simples nossas conterrâneas algumas até parentes se tornam "desconhecidas", É por estas e por outras que os Enxidros é um blogue da maior importância para os VICENTINOS.
-Mesmo que daqui por trinta, quarenta ou cinquenta anos a população portuguesa seja menor (em principio será)seremos sempre um povo, uma nação valente, na era de quinhentos os portugueses ainda eram menos e o que nós sulcámos.
Concordo com o Zé Barroso.
O português para mim é o povo mais desenrascado que existe, talvez pela mistura de raças, povo dado, que se adapta com uma facilidade tremenda a culturas tão dispares, sejam elas europeias, asiáticas...
Um palmo de terra para nascer, o mundo todo para morrer (padre António Vieira)
Somos assim.
Fiquem-se com Deus
JMS


José Teodoro Prata disse...

Vocês são umas máquinas! Além da Menina Maria de Jesus, só arriscava o sr. Joãozito.

Anônimo disse...

Ainda sobre o retrato do casamento, boa memória, a do Zé Barroso! Andei por estes dias a perguntar a algumas pessoas mais velhas, mas só hoje consegui que alguém identificasse os noivos. Dizem-me que a noiva é a senhora Eugénia Ramalho e o noivo um irmão da Senhora Resgate que morreu muito novo.
E a galinha ali, toda descontraída, a participar na festa?
Sobre a sangria da emigração, angustia-me pelos que partem e nos fazem tanta falta, mas penso que o pior é para muitos dos que cá ficam e vêem os seus sonhos de vida acabarem num call center.

M. L. Ferreira