terça-feira, 10 de julho de 2018

P.e Domingos Martinho Raposo

 A mãe: Maria Adelaide Gama

O pai: João Hipólito Vaz Raposo

Um dos filhos: Padre Domingos Martinho Raposo

Jaime da Gama

7 comentários:

M. L. Ferreira disse...

Uma preciosidade, estas fotografias! Para além disso vieram dar rosto aos nomes de uma campa que está logo à entrada do nosso cemitério, e sobre os quais sentia alguma curiosidade. Para além do pai, da mãe e do padre Joaquim, estão lá sepultados mais dois filhos, mas a inscrição está tão pouco nítida, que é difícil decifra-la (parece Francisco e Ana…).
Segundo a inscrição da sepultura, mãe, para além de "Gama", também seria "Martinho", daí o nome do Padre.

José Teodoro Prata disse...

Em artigo aqui publicado por mim, sobre o irmão Hipólito Raposo, escrevi que o tio deste chamava-se Francisco e foi seu professor (ele fez o secundário sem frequentar a escola).
Por outro lado, aquando de uma exposição sobre pessoas ilustres de São Vicente, realizada na casa deles, à Fonte Velha, uma familiar disse-me que, além do Pe. Domingos, o Hipólito Raposo teve mais um irmão (que eu não referia na exposição).

M. L. Ferreira disse...

Estive e reler os artigos publicados em julho de 2010 sobre os Hipólito Vaz Raposo e vale a pena voltar lá.
Vale também a pena ver o registo de batismo do José Hipólito Vaz Raposo (13 fev. 1885), só para ver a assinatura do irmão Domingos que, com 12 anos, tinha uma letra de fazer inveja a muita gente…

O nome Martinho, do padre Domingos, não terá nada aver com o nome da mãe, que seria Martins. Mas naquele tempo faziam-se tantas confusões, que nunca se sabe.

José Barroso disse...

As voltas que a vida dá! Sei de um Breviário autografado pela mão deste padre, presumivelmente com uma daquelas canetas de molhar no tinteiro que diz "Domingos Matinho Raposo, São Vicente da Beira, 1890". Foi comprado num alfarrabista.
Abraços.
JB

Jaime da Gama disse...

Para a dúvida da M.L.Ferreira,passo a citar: O Padre Domingos Martinho Raposo, não ficou com o apelido Vaz como o seu irmão, e da sua mãe não teve como todos os irmãos, Martinho deverá ser devido a ter nascido no dia 11 de novembro de 1873, "dia de São Martinho".
Sim Teve mais irmãos: Francisco Vaz Raposo que nasceu a 4 de set de 1876, Joaquim Hipólito Vaz Raposo, nasceu a 13 de maio de 1879 este faleceu ainda criança com apenas 5 anos a 15 de abril de 1885, Maria Ludovina Vaz Raposo nasceu a 2 de dezembro de 1881 e faleceu 19 de junho de 1956 e claro o Dr. José Hipólito Raposo nasceu a 13 de fevereiro de 1885 e faleceu 26 de agosto de 1963. nasceram todos numa casa da Rua Velha da Vila de São Vicente da Beira.

José Barroso disse...

Venho ainda a este post para dizer que, como diz o Jaime da Gama, se o padre Domingos Martinho Raposo nasceu em 1873, tinha 17 anos quando autografou o dito Breviário (1890); época em que, não sendo ainda padre era, porém, seminarista. Por isso, penso que não existe aqui contradição; mas é sempre melhor despistar outras hipóteses.
Quando fiz o meu comentário anterior não tinha o livro em meu poder (nem tenho), mas estou em crer que este padre não tem "Vaz" no nome; de facto, poderei confirmar isso noutra altura.
Abraços.
JB

Antonio Carmona Santos disse...

Olá, são a minha família. O meu avô José Hipólito Raposo morreu sim em nessa data mas em 1953. Portanto, meu bisavô e bisavó. Pe Domingos é meu Tio Avô. A Tia Luduvina nunca conheci (sou de 1968) mas a minha mãe falava-nos muito dela. A casa de São Vicente da Beira, ficou para a minha Tia, Teresa Maria de Andrade Rebelo Vaz Raposo Martins de Carvalho, mas entretanto vendeu a alguém da terra. Eu sou Antonio Vaz Raposo Carmona Santos.
Cumprimentos a todos.