quarta-feira, 4 de julho de 2018

Outro efeitos dos incêndios

Não será apenas consequência dos incêndios, mas é certo que a desflorestação potencia fenómenos meteorológicos atípicos como o que aconteceu na semana passada na Gardunha, com efeitos desastrosos no leito da ribeira, nos caminhos e em algumas hortas.
Foi neste estado que ficou a Ribeira da Senhora da Orada, por baixo do Rabaçal,

… e o caminho, há pouco tempo recalcetado, após os estragos das chuvas de março.

Houve também algumas hortas e lameiros onde a corrente levou por água abaixo muitos dias de trabalho e a esperança de um verão farto para toda a família.
Com um tempo destes, até parece que os deuses andam mesmo loucos!

M. L. Ferreira

3 comentários:

Anônimo disse...

Os deuses não andam loucos; a loucura está na ambição desmedida do homem.
J.M.S

Anônimo disse...

Não foi brincadeira nenhuma pelo que as fotos revelam...
Tempos houve em que eu tinha pena da natureza; agora tenho pena do homem, porque com a natureza doente o homem não tem possibilidade de viver bem ou mesmo de sobreviver.
O que é que vemos? A desflorestação da Amazónia, os plásticos a encher e a matar os peixes e as aves marítimas, a poluição de rios de aquíferos subterrâneos, o degelo dos polos... e qual é o discurso dos políticos, dos economistas e das multinacionais? Temos de continuar a crescer de preferência até ao infinito.
Nos Genesis disse Deus: crescei, multiplicai-vos e enchei a terra...
Estou à espera que agora acrescente: a terra e cosmos. Se não for assim, estamos trabalhados como diziam os antigos e com esta me vou catchopos.
FB

José Teodoro Prata disse...

No Ribeiro Dom Bento não se notava nada de especial, apenas algumas folhas de figueira rasgadas pelo granizo.
Mas no ribeiro a água terá corrido com um metro de altura, pois os fetos e ervas estavam acamados. E veio muita cinza (julgava que já viera toda antes).