sábado, 24 de novembro de 2018

Banco de histórias 1: São Vicente da Beira

https://www.youtube.com/watch?v=6Xc_PGTb9TY&feature=share

José Teodoro Prata

4 comentários:

José Teodoro Prata disse...

No início achei-o muito institucional, mas depois concluí que estava equilibrado, pois reflete a diversidade das nossas gentes e das suas vivências. O banco em que o Adelino e o João Maria estavam repimpados é que era dispensável, mas isso são coisas da produção, nada a fazer.
Pena não mostrar as pessoas mais no contexto em que vivem. Exemplo: o Zé ao balcão da pastelaria ou junto à fonte da Senhora da Orada; o João Maria sentado no poel da Fonte Velha; etc.

M. L. Ferreira disse...

Vi a apresentação desse trabalho, que aconteceu há já algum tempo, e achei-lhe algum interesse, principalmente porque foi uma forma de registo de algumas das memórias da nossa terra que, a não ser assim, se perderiam.
Ontem, dia 24 (talvez por isso a confusão do José Teodoro), foi apresentado na Junta de Freguesia outro vídeo que resultou de um projeto que a Amato Lusitano desenvolveu por várias aldeias do concelho de Castelo Branco, e que consistia em entrevistas a pessoas já idosas, que contavam as suas histórias de vida. Acompanhei de muito perto o desenvolvimento deste projeto na nossa freguesia e, em muitas ocasiões, me ocorreu a pergunta do grande João dos Santos, nome de um programa de rádio e depois título de livro "Se não sabes porque perguntas?".
Penso que o grande problema deste tipo de trabalho é que é feito por pessoas que desconhecem a realidade dos diferentes contextos e, por isso, não conseguem fazer as perguntas certas. Ainda assim, dão o seu melhor...

José Teodoro Prata disse...

Libânia:
Obrigado pelo esclarecimento.
Afinal, a apresentação não foi deste vídeo. Mas não faz mal, sem esta confusão, não teria chegado a ele.
É curioso como desconhecemos coisas que nos são tão próximas...

M. L. Ferreira disse...

O vídeo que resultou do projeto apresentado ontem, em SVB, também já está no Facebook e no youtub. Quem estiver interessado procure em Album de vivências, São Vicente da Beira, Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento. Penso que vale a pena.