segunda-feira, 11 de março de 2019

Gente nossa


João Moreira, provavelmente em São Vicente onde gosta de vir, principalmente nas Festa de Verão.

Quem o viu ao lado de Conan Osíris, percebe que se lhe deve grande parte do êxito da canção vencedora do Festival RTP da Canção 2019. E, pela coreografia, agilidade de movimentos e sobretudo por aquela queda que terá deixado muita gente em sobressalto, não nos passaria pela cabeça que não fosse um bailarino profissional.
A verdade é que não tem formação em dança: foi aluno da Escola António Arroio, onde se formam grandes artistas de várias áreas; terá também formação em teatro. Mas o que o distingue, segundo dizem os amigos, é a alegria, a irreverência e o prazer com que faz as coisas. Notou-se. Primeiro estranhámos e achámos que “Telemóveis” não iria longe; mas depois, muitos dos que seguimos o Festival, começámos a torcer para que fosse a vencedora.
Eu fiquei contente. Fiquei ainda mais quando, há dias, soube que o João Reis Moreira tem raízes, pela parte do pai, em São Vicente. Descende, como muitos Sanvicentinos, do José Moreira, que nasceu em Aldeia das Dez em 1786, e veio para São Vicente onde se casou e teve muitos filhos, dando origem aos vários ramos da família Moreira que por cá existem atualmente. João Reis Moreira é neto de Joaquim Moreira (Joaquim da Rita) e Maria Alice, que viveram no Caldeira, e onde criaram os muitos filhos que tiveram, entre eles o pai do João.  
Oxalá “Telemóveis” tenha, em Israel, o mesmo êxito que está a ter em Portugal! Em São Vicente estaremos todos a torcer.

Nota: falei com duas ou três pessoas para obter a informação que aqui deixo, mas se alguma coisa não estiver correta, há sempre a possibilidade de corrigir ou acrescentar outros dados através dos comentários ou outro meio qualquer.

M. L. Ferreira 

2 comentários:

José Barroso disse...

Vem uma notícia no Reconquista que diz que Tiago Miranda, o Conan Osíris (Conan, o Rapaz do Futuro - eu pensava que era Conan, o Bárbaro (!) - e Osíris, um deus egípcio), foi estudante da Esart, em Castelo Branco.
Não vi o festival da RTP. Espreitei o youtube, mas não dá para reconhecer o bailarino da coreografia como sendo a mesma pessoa desta fotografia. A foto não ajuda muito. Mas, sendo neto do ti' Joaquim da Rita e visto que a Teresa está na vila e não tem filhos, o Tó está (penso que está) e a Maria José também está, em Castelo Branco, tem que ser filho de um dos que estão para Lisboa: Ercília, José Moreira (Camadas), César ou Manelzito.
A notícia diz ainda que o estilista do cantor (e do bailarino), é um outro aluno da mesma Esart, Rúben Osório, ex-colega do dito Osíris. E ainda - proclama o mesmo jonal - houve vários outros intervenientes no festival da RTP, artistas e músicos quen são antigos alunos da referida escola de Castelo Branco.
Eles - tanto o Osíris como o bailarino - são irreverentes e isso pode ser uma arma! O estilo, na música e no resto, é, no entanto, o oposto do Salvador Sobral, vencedor há dois anos do festival da Eurovisão. Já há quem diga que o Osíris pode ganhar este ano! Bem, o ano passado ganhou Israel, com uma galinha a cacarejar. O que prova que este caldo estético "festivaleiro eurovisivo" é muito diversificado.
Veremos. Mas, que ganhe, então, o Conan Osíris, já que mais não seja, para que Portugal seja falado por aí!
Pois que, quanto a música, a Eurovisão, quase nunca pariu nada de jeito!
Abraços, hã.
JB

adelino disse...

O João Reis Moreira é filho do Cesar Moreira, esta semana falei com a Ercilia Moreira que me confirmou a identidade do sobrinho