domingo, 9 de junho de 2019

Sabugueiro


Este sabugueiro está dentro do ribeiro e por isso recuperou tão depressa do fogo (e eu ainda o cortei por baixo, na altura julguei que todo). À direita, o silvado junto ao caminho da Orada. Ao fundo, mimoseiras em plena ascensão.
O sabugueiro tem um caule lenhoso, mas quase oco por dentro, apenas com uma medula muito frágil e por isso fácil de extrair. Era o material ideal para fabricarmos as pistolas, quando éramos meninos, nos anos 60. Até as disparávamos na sala de aula, quando a professora estava de costas...
A flor tem aplicações medicinais e do fruto, em bagas, até de fazem compotas.

Acabei cedo a época das cerejas, por serem ainda poucas e porque quis ganhar a corrida contra os carneiros (colhi-as antes dos insetos as sentirem). Com a ajuda da armadilha para insetos que mostrei há dias, este ano ganhei eu: comi muito menos proteína, mas gastei uma porrada de massa!

José Teodoro Prata

Um comentário:

M. L. Ferreira disse...

Os meus conhecimentos de agricultura são poucos e muito recentes, mas parece-me que, de ano para ano, vai sendo mais difícil ter fruta e legumes sem carneiros ou piolhos, mesmo com alguns cuidados. Isto faz-me pensar bastante na quantidade de pesticidas que terão os produtos que compramos no supermercado, sempre com aquele aspeto tão bonito.
O problema é que, se pensarmos muito, morremos à fome, porque parece que a carne, o peixe e o leite também não andam lá grande coisa…