terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Ainda as nossas fontes

 Sei que um dos projetos, a curto prazo (também já não tem muito tempo), do executivo da Junta de Freguesia é melhorar o estado das nossas fontes, nomeadamente as fontes de mergulho e a reabilitação daquelas que já há muito tempo não são utilizadas (Santo André, Fonte Ferreira e outras que existem na freguesia).

O trabalho começou nas duas fontes de mergulho da Partida: 

A fonte de Santiago


 A fonte das Hortas

Não sei avaliar se a intervenção respeitou as regras de preservação do património, mas parece-me que as fontes ficaram mais bonitas. Com os tanques de recolha de água e o espaço à volta limpos, e os poiais recuperados, são recantos onde apetece mesmo parar para matar a sede nos dias quentes de verão, ou ficar sentado a conversar, a ler um livro ou a namorar, como se fazia antigamente.

M. L. Ferreira

2 comentários:

José Teodoro Prata disse...

Alguma delas se situa junto ao ribeiro, na zona da ponte para o Violeiro? É que um documento do século XVIII refere uma ponte nessa zona (a ponte poderia não ser exatamente onde é agora).
Estão bonitas as fontes, de cara lavada; sítios acolhedores para desfrutar por uns momentos.

M. L. Ferreira disse...

É possível que seja a Fonte da Santiago, que fica muito próxima da ribeira, muito perto do entroncamento da estrada que vai para o Violeiro com a do vale de Figueiras. E embora tenha uma inscrição com a data de 1878?, a pedra onde está essa inscrição pode ter sido colocada posteriormente, porque parece não ser tão antiga como o resto da fonte, principalmente as que constituem o tanque de tomada de água.
Ainda existe uma ponte que tem que se atravessar para chegar à fonte. Mas é tudo muito próximo. Vale a pena ir até lá.