sábado, 25 de junho de 2022

O nosso Festival

Em 2019, o nosso Festival Água Mole em Pedra Dura realizou-se neste fim de semana do São João. Lembro-me de meses antes do Festival de 2020 ter estado com o Carlos Semedo e termos conversado sobre alguns eventos a realizar, nomeadamente a recuperação das nossas tradições do São João. Depois veio a pandemia e ficou tudo adiado.

Entretanto, as Sarzedas já tiveram a sua Festa no fim de semana passado e em Castelo Branco realiza-se o evento Terras Templárias no próximo fim de semana. Nós saímos do mapa? 

Deixo-vos algumas fotos dos Festivais de 2018 e 2019, em que tivemos connosco artistas de projeção nacional.



O Serafim, contador de histórias




Chapitô, espetáculo de dança e luz


As Sopa de Pedra, celestial!

José Teodoro Prata

3 comentários:

José Barroso disse...

O "Água Mole em Pedra Dura" acho que foi inventado pelo Luís Correia, depois das experiências da "Feira Medieval". Uma coisa ou outra é bem-vinda. Servem para animar as pessoas. Até o Festival de Espuma, na véspera do Raly, foi interessante para a criançada e muitos adultos. Sobre o Raly houve várias opiniões; as negativas foram devidas à poluição... Mas, pelo menos, mexeu com a pacatez da povoação e não foi por muito tempo (cerca de 2 horas). É claro que, podendo-se escolher, seriam preferidas outras atividades mais ligadas à Natureza.
Mas, por falar em Festivais, percebe-se que as pessoas estão fartas de confinamento e aproveitam para começar a andar por aí, como os lagartos põem a cabeça fora do buraco, quando vêm os dias de sol. É o "Rock in Rio, Lisboa", é o "Boom" de Idanha-a-Nova e são os já clássicos festivais do Norte. Alguns destes já se realizam há perto de 50 anos, onde chegaram
a vir artistas no início de carreira, quando ainda ninguém supunha que alguns deles se iriam tornar grandes estrelas do mundo da música!
Este ano, pelos vistos, em S. Vicente da Beira, não há nada, muito em especial, não há festas de Verão. Ainda vi um tipo de manifesto da Junta de Freguesia para abertura da piscina, com colaboração de voluntários; sabe-se as dificuldades que há, particularmente, na contratação de um "Nadador Salvador" que é obrigatório. Não cheguei a saber mais nada.
Vamos lá ver se, para o ano, as coisas melhoram.
Abraços, hã!
JB.



José Teodoro Prata disse...

Os chefes ficam sempre com os louros, mas de facto o Festival Água Mole em Pedra Dura foi concebido e realizado pelo vereador Carlos Semedo, um EXCELENTE programador cultural (agora apenas no Cineteatro Avenida).

José Teodoro Prata disse...

E disseram-me hoje que a Junta abre a nossa piscina no próximo fim de semana.