quarta-feira, 29 de novembro de 2023

A primavera enganou-se

 


José Teodoro Prata

Fotos do Francisco Barroso

4 comentários:

Anônimo disse...

Então não é só aqui!
É que omtem passei por uma Magnólia e estava toda florida, já com folhas a despontar... Coisa que só costuma acontecer em finais de Fevereiro... a aununciar a Primavera...
Que raio, pensei, ainda falta o Natal...

Margarida Gramunha

Anônimo disse...

Acho que o Chico já me tinha falado destas fotografias. Em Coimbra, costumo fazer um circuito de marcha. Acontece que a seguir às chuvas de setembro veio um calor desusado. E junto ao pavilhão polidesportivo de Lordemão (muito próximo da cidade), vi uma árvore sem folhas, mas com muitas pequenas flores brancas. Não sei que árvore é aquela, mas acho que o fenómeno é o mesmo: uma reação das plantas à condições climáticas. Bem, um engano destes não é coisa pouca! A maioria de nós acredita ser uma consequência de que o homem anda mesmo a mexer com as forças da Natureza. Mais: já me tenho lembrado da atualidade das palavras do Antigo Testamento: "Podes comer de todo o fruto, exceto da árvore da ciência que está no meio do Jardim".
Está a decorrer num país árabe produtor de petróleo, uma conferência da ONU sobre o abandono da energia fóssil. Estranho! Uma coisa é certa: esse desiderato vai ser difícil.
Portanto, vamos ver quantas vezes mais a primavera se vai enganar.
Abraços, hã!
José Barroso

Anônimo disse...

Acho que o Chico já me tinha falado dessas fotos.
Em Coimbra, faço um circuito de marcha e, depois das águas de setembro e do calor que se seguiu, vi, em outubro, umas árvores sem folhas, mas com muitas flores pequenas brancas. Não sei que árvore é aquela, mas o fenómeno é o mesmo: uma reacção das plantas às alterações climáticas. Também estive para fotografar e foi pena não o ter feito.
O homem anda mesmo a mexer com a Natureza. Tenho-me lembrado da atualidade das palavras do Antigo Testamento: "Podes comer de todo o fruto, mas não da árvore da ciência que está no meio do Jardim".
Vamos ver quantas vezes mais a primavera se vai enganar!
Abraços, hã!
José Barroso

M. L. Ferreira disse...

Não é só a primavera que anda enganada e também não é novo o fenómeno: desde há alguns anos que as plantas florescem cada vez mais cedo.
Mas as flores partilhados pelo Francisco são bem lindas! E, copiando um pouco uma ideia dele, quase apetece cheirar o ecrã do computador...