domingo, 7 de janeiro de 2024

De volta ao Pelourinho

Aquele nº 2 do Pelourinho, de que falei há tempos, não trazia grandes notícias sobre o Casal da Fraga. Dizia apenas que estavam por cá os Excelentíssimos Zola Júlio Trindade e Cunha e família (?) e Manuel Nicolau Craveiro e esposa. 

Mas em agosto de 1966, na comemoração do sexto aniversário, trazia esta bela fotografia: 

Possivelmente era esta a equipa dos Novatos que, em setembro de 1960, ganharam aos da Partida pela primeira vez.  Valentes!   

Não os reconheço todos, mas parece-me que a maioria era do Casal.

O Chico da Azenha, não sendo dos mais altos, diz que era um grande guarda-redes. Morreu há dias, em França, onde, provavelmente, ainda terá feito parte de alguma equipa de futebol. 

M.L. Ferreira 

4 comentários:

José Teodoro Prata disse...

Não tenho a certeza se já publicámos esta foto, mas ela é tão interessante que merece voltar a ela.
Então, temos:
ao alto, o 1.º à esquerda é o Chico da Azenha; o 5.º é o meu tio João Teodoro, pai do José Miguel Teodoro;
em baixo, o 3.º à esquerda é o meu tio Joaquim Nicolau, pai dos meus primos Céu, Jaime e Rosário.
Agradeço outras contibuições, para completar o artigo.

Anônimo disse...

Naquele tempo havia jogos de futebol Solteiros contra Casados: estes eram os Casados. Na maioria, eram um zero neste distinto desporto. Creio, aliás, ter-se tratado de um jogo em que houve grande barracada, com alguns destes a entrarem já com o jogo adiantado, tipo lá vai mais um, com resultado miserável para os Casados, um jogo que foi acabando, em ambiente de galhofa geral.A fotografia foi no fim da coisa. A imagem foi tirada no Campo da Bola, na Devesa.
Será assim a composição (dou-os pela forma como eu os conheci): Chico da Azenha, guarda-redes, que sabia jogar à bola - a farpela não engana; Albertino"Cuco"; Zé "Tota"; João "da Corredoura"; João Teodoro "Pontífice", pedreiro; António Rodrigues "Fiambre"e António Maria (chamo a atenção para as alvas ceroulas, ainda brancas em campo pelado!), sapateiro e sacristão; em baixo: José "Carolino"; o segundo sei quem é, mas não recordo o nome; depois, o tio Joaquim Pedro Nicolau (Pica"), e o José Simão, pai do meu amigo Quim "Grancho".
Boas festas.
J Miguel Teodoro

M. L. Ferreira disse...

Fui ver ao livro Memórias, do GEGA, que tem fotografias de equipas de São Vicente, ao longo de vários anos. A constituição desta, segundo a legenda, era a seguinte: Chico da Azenha, Albertino, Albano, João da Corredoura, João Pontífice, António da Rosa, António Maria, José Carolino, Manuel Ginguiça, Joaquim Pique e José Tota (uma delícia, as alcunhas!).
Tem também uma fotografia de 1960, que deve ser a dos tais NOVATOS. não tem os nomes dos jogadores, que são de facto muito novos, mas serão, possivelmente, os que constam do artigo publicado há dias. O Chico da Azenha já era o guarda-redes dessa equipa de 60.
Não me lembro desta jogo entre Solteiros e Casados, mas era uma festa, irmos à Devesa ver o "Jogo da Bola" aos domingos à tarde. Às vezes a festa dava para o torto, e "os de fora" eram encorridos à pedrada, mas também fazia parte...

Anônimo disse...

Dado que tem um "?" na família de Zola Júlio, indico o seguinte:
Zola Júlio da Trindade e Cunha era natural de Penamacor. Era casado com Maria de Jesus Gomes, filha de José Gomes e Violinda da Conceição, moradores no Casal da Fraga.