sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Padre Branco


O Padre António Branco, na Senhora da Orada. Foto do P.e José Leitão.

O tempo ensina-nos muitas coisas. A mim realçou-me a beleza dos mais velhos. Cada vez que me cruzo com um idoso, de passo incerto e rosto enrugado, imagino quantas pessoas haverá a quem aquele homem ou aquela mulher deram tanto de si próprios. Se o mundo é um gigantesco puzzle, cada um colocou nele algumas pequenas peças, encaixando-as no todo.
Por isso, embora às vezes postos de lado, como coisas sem valor, pela forma com estes tempos modernos se organizaram, a eles se deve a vida no presente, embora quem dela beneficia nem sempre se aperceba disso.
E nesta dívida de gratidão pelos mais velhos, há a esfera privada e a coisa pública. Homens e mulheres houve que deram tudo pelos seus. Outros foram mais além e deixaram a sua marca na sociedade, pela obra que edificaram a bem de todos.
O Padre António Branco pertence a esta segunda categoria, ele que tão cedo abdicou de centrar a sua vida na busca da felicidade pessoal, antes se dando totalmente à comunidade.
Há precisamente um ano que a paróquia de S. Vicente da Beira lhe prestou uma justa homenagem, por iniciativa do actual pároco, o P.e José Manuel Figueiredo: missa na Igreja Matriz, descerrar de uma placa toponímica numa rua com o seu nome, lançamento do livro “Uma vida em construção - Homenagem ao Padre António Branco” e lanche partilhado.
Deixando a Deus o que é de Deus, contento-me com o que é de César, relembrando a obra extraordinária que o Padre António Branco teve a capacidade de construir em S. Vicente da Beira.

- Criação da Telescola.
- Urbanização do Quintalinho.
- Electrificação da Praça.
- Arranjo das entradas de S. Sebastião e S. Francisco: ajardinamento dos espaços e alcatroamento das ruas.
- Melhoramentos na Senhora da Orada: alcatroamento da estrada, abertura de parques de estacionamento e reordenamento do recinto da capela.
- Apoio ao Clube.
- Apoio à Banda Filarmónica.
- Apoio à criação dos Escoteiros.
- Construção do Pavilhão Paroquial.
- Obras de restauro de todas as igrejas e capelas da paróquia, com destaque para as da Igreja Matriz, no início da década de 70 e cerca de 1990.
- Restauro das imagens da Ordem Terceira e retomar da sua procissão.
- Aquisição de uma carrinha da paróquia, para transporte dos alunos da Telescola e serviços da paróquia.
- Comemorações dos 800 Anos de S. Vicente da Beira.
- Reforço dos laços entre S. Vicente da Beira e a comunidade de vicentinos a viver na região de Lisboa.
- Reconversão do Pavilhão Paroquial em fábrica de confecções de lã.
- Reconversão do antigo Hospital em Creche e Lar de Idosos.
- Construção da Casa Paroquial.
- Construção da Casa Mortuária.
- Criação dos Museus de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia e da Igreja Matriz.

Nuns casos teve ajuda, noutros fez tudo sozinho e situações houve em que apenas colaborou com os responsáveis. Parte da obra que realizou nem sequer era da esfera religiosa. Não tinha de se ralar, mas agiu, porque sabia que não basta limparmos a nossa testada, a acção tem de ser global.
Concordo com o final do depoimento do Pedro Matias, no livro que dedicámos ao P.e Branco: «…uma pessoa com uma visão e um empenho que deixam a léguas muitos...»
Por mim, os dedos da mão chegam para contar os que se lhe igualam.


O P.e Branco no campo de futebol, a cumprimentar os jogadores da equipa de S. Vicente, com o senhor Eduardo Cardoso e os dirigentes do Clube, na segunda metade dos anos 70. A foto é propriedade do P.e Branco.


O P.e Branco no campo de futebol de S. Vicente. A pessoa que ele aqui cumprimenta está à direita, na foto anterior, pelo que ambas são da mesma altura. A foto é propriedade do P.e Branco.


O P.e Branco com a comitiva do Presidente do Conselho, Marcelo Caetano, de visita à Barragem do Pisco, em 1969.


O P.e Branco com o Presidente da Câmara, Joaquim Morão, a descerrarem a lápide que assinala a inauguração da sede dos Escoteiros, ao fundo da Devesa, em 2005. Foto do Pedro Gama Inácio.


O P.e Branco na inauguração da exposição de pintura de Luci Bento (2004), em Santiago, na Partida, acompanhado pela artista, pelo Presidente da Câmara, Joaquim Morão, e pelo Presidente da Junta, João Benevides Prata. Foto do P.e José Leitão.

Nenhum comentário: