segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Festas de Verão


O Santo Cristo da Misericórdia

Hoje é dia do Santo Cristo.
Fui às Festas de Verão, mas era tudo tão diferente!
A verbena estava a ser desmontada e os sinos só tocaram pouco antes das 19, a chamar os fiéis para a missa.
A festa civil foi encurtada para sábado e domingo e a religiosa também drasticamente abreviada.
Surpreendido? Não.
Chocado? Também não.
Frustrado? Claro que não! As horas de convívio com a minha família valeram plenamente a minha deslocação a S. Vicente. Pena não ter encontrado alguns amigos ou não estarem disponíveis para partilharmos uns momentos.

Há anos que as nossas Festas agonizam. Elas são uma herança de um mundo muito diferente daquele em que hoje vivemos. Tempos de profunda religiosidade, de crescimento populacional (desde há cerca de 250 anos, excepto os últimos 30 anos) e de grande unidade de cada comunidade. Como mantê-las nestes novos tempos?
Sem a pretensão de conseguir uma análise exaustiva do fenómeno, penso que a situação em que se encontram as Festas de Verão se deve aos seguintes factores (a ordem é arbitrária):
1 - A diminuição da religiosidade na população, mas sobretudo e principalmente uma crescente desvalorização, pelas pessoas, das formas institucionais (da Igreja) de manifestar os sentimentos religiosos. Valorizo as tradições, mas defendo a sobrevivência apenas das que tenham sentido para a comunidade. Não quero uma Igreja-Museu, com "espectáculos" para turista ver!
2 - A insuficiência de padres para garantir um tão elevado número de cerimónias religiosas, como eram as que tradicionalmente caracterizavam as nossas Festas. Há 250 anos, a paróquia de S. Vicente da Beira tinha 7 a 8 sacerdotes em serviço permanente; hoje, o Padre José Manuel garante o serviço religioso de duas paróquias e ainda acumula com outras funções na diocese. Por outro lado, a Igreja (tanto a instituição como o conjunto dos fiéis) ainda não encontrou e sobretudo não implementou novas formas de manifestar a religiosidade a nível da paróquia. Neste caso das Festas de Verão, falta decidir que cerimónias a comunidade cristã deseja preservar e como concretizá-las.
3 - O sentido de pertença à comunidade-povoação é cada vez mais ténue. A família sempre foi o núcleo principal. No passado, a povoação era o conjunto desses núcleos, mas actualmente não. Para muitos habitantes de S. Vicente, como de outras povoações, na maioria idosos, os seus familiares estão dispersos por outras terras, alguns longe. Agora, já não regressam todos uma vez por ano, nas Festas de Verão. No passado, preparar a festa, alindar a casa, matar o borrego ou aluminar com uma vela na procissão do Santo Cristo, tudo tinha uma só finalidade: festejar a vida com os mais queridos. Agora, o coração voa para longe, repartido em pedaços, um para cada canto do país ou do mundo. Por isso, a povoação-comunidade já não diz tanto às pessoas.
4 - O excesso de dias de Festas, tornando exaustivo o trabalho de quem as organiza e até cansativo o dia a dia dos que moram perto da Praça. Por isso, compreendo o facto de os festeiros deste ano terem feito a festa apenas no sábado e no domingo! O problema, ainda não resolvido, é a nova configuração das Festas de Verão.

Mas há coisas boas:
a) Deixou de haver festeiros, nomeados por ruas, mas sempre surge uma organização a garantir a realização dos Festas: o GEGA, a Santa Casa da Misericórida e este ano o Rancho. Isso mostra a presistência de um forte sentido comunitário, na nossa terra. Aliás, ele tem estado bem evidente na formação e no dinamismo do Rancho, da Banda, dos Bombeiros...
b) Também as festas comunitárias da paróquia, como foram as da homenagem ao Padre Branco, em Agosto do ano passado, e a festa de S. Vicente, este ano, revelam uma dinâmica que apenas necessita que se lhe alimente a chama.

Afinal, nada está perdido. Se calhar, falta apenas diálogo e redefinição do que pretende a comunidade civil e religiosa que, sendo plural, é una.
Trabalho meticuloso, com luvas e pinças, mas talvez inevitável.
Em todo o caso, o tempo e as pessoas se encarregarão de adaptar as tradições aos novos tempos.

Nenhum comentário: