sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A fina flor de São Vicente


Vi pela primeira vez esta fotografia, aquando da preparação do livro do Pe. António Branco. Foi-me emprestada pela Maria João Guardado Moreira, neta do Sr. Manuel da Silva.
Tem no verso a data de Agosto de 1963 e foi tirada na Rua da Cruz, imediatamente acima da casa do Pe. Tomás.
Só conhecia 4 ou 5 pessoas e isso mais despertou a minha curiosidade. Pedi ajuda ao Ernesto Hipólito e ao João Benevides Prata. Aqui vos deixo o fruto do nosso trabalho:

Da esquerda para a direita:

Hália Pignatelli, esposa de Alexandre Cunha Pignatelli;
Isabel Barreiros (Isabel Barqueira), irmã do Coronel Barreiros;
António Lourenço de Azevedo (o Toninho Lourenço);
Maria Isabel (Belinha), filha do dono da Farmácia e esposa de Toninho Lourenço;
Filomena, esposa do engenheiro Baptista, sobrinha do Pe. Tomás e irmã de Maria de Jesus;
Padre Tomás da Conceição Ramalho,
Padre José Hipólito Jerónimo;
(Um sacerdote não identificado);
António Pião do Mourelo, dono da Auto Transportes do Fundão;
Manuel da Silva;
Celeste da Silva, esposa de Manuel da Silva:
Maria Manuela da Silva (Nelita), filha dos dois anteriores.

Esta foto mostra-nos algumas das pessoas mais importantes de São Vicente, em 1963: o presidente da Junta (Manuel da Silva), o pároco (Padre Tomás), o bispo de Macau (D. João de Deus), o empresário António Pião; um membro da antiga nobreza (Hália Pignatelli)...
Deve existir apenas este exemplar, agora divulgado on-line, com autorização da actual proprietária, Maria do Rosário e Silva Guardado Moreira, a filha do Sr. Manuel da Silva.

Nota: Se alguém detectar algum erro na identificação destas pessoas, agradeço que mo comunique, através de Comentário ou pelo e-mail acima apresentado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Já corrigi e enriqueci o texto, com a ajuda do Dário Inês e da Maria João Guardado Moreira.
José Teodoro Prata

Maria Alice Campos disse...

Alguém me sabe dizer algo, sobre um Tio bisavô pelo lado de minha mãe, que se chamava SEBASTIÃO DO ROSÁRIO RAMOS PRETO que em 1842 foi Presidente da Câmara de S.Vicente da Beira? Existe algum livro sobre esses tempos,ou até actas da Câmara?
Maria Alice de Campos
mail-alice.peixeiroarrobanetvisao.pt
Obrigada

José Teodoro Prata disse...

Alice Campos:
Desculpe o exagerado atraso na resposta, mas andei com outros afazeres e sabia que agora voltaria ao livro em que tenho trabalhado e que tem os dados relativos ao seu familiar.
Infelizmente, não tenho mais dados além dos que me deu pelo telefone, há cerca de um ano, a propósito do filho dele, José Ramos Preto.
A documentação da Câmara Municipal de S. Vicente da Beira está bastante bem conservada e pode ser consultada, quase toda, no Arquivo Distrital de Castelo Branco.Estão lá as actas camarárias do tempo em que SEBASTIÃO DO ROSÁRIO RAMOS PRETO foi presidente da Câmara.

Maria Conceição disse...

Encontrei esta semana numa caixa de correspondência antiga (inicio do século passado) uma carta de Filomena Robles Monteiro casada com um Adelino e com uma filha Alda, endereçada a uma tia (irmã do meu pai) em Setembro de 1928. Coloquei as fotos da carta no Facebook-Genealogia esta semana, na esperança de encontrar um familiar para a partilhar.