sexta-feira, 22 de julho de 2011

Rua Nicolau Veloso

A Rua Nicolau Veloso foi das últimas ruas da Vila a receber um nome próprio. Até quase finais do século XVIII, era designada por rua que vai da praça para a ponte.
De facto ela unia dois locais importantíssimos para a Vila: a praça, centro político e religioso, com o seu Pelourinho e ladeada pela Igreja Matriz, pela Igreja da Misericórdia e pela casa da Câmara, e a ponte, uma ponte de pau, como então se dizia, que era a única passagem existente sobre a Ribeirinha.
Esta ponte, além de se localizar junto à capela de Santo André e da azenha e do lagar dos Cabral de Pina, dava ainda acesso à forca, no alto da Devesa, e aos caminhos para o Sobral e para os montes da charneca.
Cerca de 1780-90, a rua que vai da praça para a ponte passou a chamar-se Rua Nicolau Veloso. Mas desconheço em que data recebeu esta designação oficial.
Era este Nicolau Veloso de Carvalho natural de S. Vicente da Beira. O seu pai chamava-se Manuel Leitão de Carvalho e a mãe Maria de Távora. Nicolau Veloso de Carvalho casou, em 1698, com Maria Cardoso Frazão. Tiveram uma filha chamada Maria de Távora. Esta foi mãe solteira de uma menina a quem deram o nome de Mariana. Os padrinhos foram o Capitão Henrique de Carvalho e Andrada e a sua esposa Mariana Nogueira.
O pai da criança era um primo em terceiro grau, chamado Francisco Azevedo Cabral, filho de António de Carvalho, também natural e morador em S. Vicente da Beira.
Tudo gente importante, na época: Andrada, Azevedo, Cabral, Carvalho, Nogueira, Távora…

3 comentários:

Ernesto Hipólito disse...

Foi a rua onde eu nasci já lá vai mais de meio século, no número 11.
Foi no dia de São Martinho ( só podia ser ) de 1953.
Recordar é viver!
Ernesto Hipólito.

André Seguro disse...

Manuel Leitão de Carvalho despertou-me a curiosidade, como sabe a informação desta descendência? Tenho registo de outros dois indivíduos de mesmo nome, também de São Vicente da Beira, nados por volta de 1640, mas cujas mulheres e descendentes não consigo relacionar. Um casado com Ana Trancoso, com filha Apolónia Maria de Jesus e o outro casado em Alpedrinha, com Maria da Costa e com uma filha de nome Domingas da Costa Leitão.
Obrigado

José Teodoro Prata disse...

André Seguro:
Tenho esta informação dos registos paroquiais de S. Vicente, não me lembro se consultados na Torre do Tombo ou no Arquivo Distrital de C. Branco. Penso que a informação vem no registo de batismo da criança referida no texto.