segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Jornadas do Património em São Vicente

O São Martinho ajudou, mas à hora não havia quase ninguém, à portuguesa.
Depois o povo foi-se chegando. A banda tocou e as individualidades perfilaram-se.




Seguiu-se a sessão solene, no salão nobre. As pessoas já não cabiam, chegavam até ao balcão. Lá dentro os discursos e o povo a ver quem se saía melhor. O Presidente Joaquim Morão, sem rival de popularidade, ainda por cima em dia de grande forma!




Inaugurou-se o gabinete local das Aldeias Históricas de Portugal e da Praça mudámo-nos para a Fonte Velha. Na casa de Hipólito Raposo havia uma exposição sobre alguns dos mais ilustres vicentinos que, pelos seus feitos, se foram da lei da morte libertando.
Novamente casa cheia e de regresso à Praça parámos na casa onde nasceu Maria de Lourdes Hortas. Uma pequena homenagem, com leitura de poemas, por duas gerações com 50 anos de diferença.


 
  Os bombos já nos chamavam para o magusto na Praça. Enquanto a caruma ardia, o rancho encantou.


Depois, castanhas assadas e jeropiga, com caras farruscadas e tudo. E mais bombos!



Entretanto, alguns foram visitar os nossos museus de arte sacra. Quando regressaram, já flautas e violinos soavam na Igreja. Meia casa, porque a noite estava fria. Mas meia casa é muita gente, na nossa Igreja. Gente que sabe apreciar boa música, nesta casa com excelentes condições acústicas.

Foi bonita a festa, pá. Poucos ficaram em casa. Sentiu-se o pulsar da nossa terra como comunidade, festejando o seu rico património: o da arte, o da gente que somos, o dos magustos, o da nossa natureza outonal soalheira e fria.

Notas:
Parabéns a toda a nossa comunidade, desde os simples participantes aos mais empenhados organizadores.
Obrigado aos forasteiros que vieram de longe partilhar connosco o património vicentino. Um agradecimento especial à Dr.ª Isabel da Veiga Cabral, presidente das Aldeias Históricas de Portugal, que nos desafiou a concretizar este projeto e nos acompanhou na sua organização, apoiando-nos com a sua experiência.

(Obrigado à Sara Varanda, pelas fotos.)

Nenhum comentário: