sábado, 24 de novembro de 2012

Nas Jornadas do Património

Luzita Candeias

Dia de S. Martinho e das Jornadas Europeias do Património na nossa Vila.
O dia estava de vento frio que soprava da Gardunha, mas de um sol radioso e céu azul que convidavam a sair de casa e ir conviver, ver, conhecer, ouvir as histórias da nossa história, as nossas músicas, canções e tradições, participar no magusto, comer as castanhas e beber jeropiga.
Por incompatibilidade de horários, só me foi possível estar presente na Praça Vicentina, onde:

- Ouvi as músicas e canções, trajes e tradições do nosso Rancho Folclórico Vicentino.

- Senti e estremeci com os fortes batuques dos Bombos Vicentinos.

- Ofereceram-me castanha com verso-canção.

- Comi mais castanhas oferecidas de mão em mão.

- Bebi doce jeropiga que me aqueceu a alma e o coração.

- Recebi, dei e partilhei beijos e abraços dados com emoção.

- Não faltaram sorrisos de alegria e gargalhadas de satisfação.

- Nem me faltou o farrusco no rosto como manda a tradição.

E quando a noite chegou a Praça se iluminou.
É hora de regressar a casa e seguir a Estrela que sempre me guiou.


Nenhum comentário: