sábado, 15 de dezembro de 2012

Saberes e sabores

Bebia-a de conversas com o Pe. Jerónimo ( um famoso bacalhau que comeu no lagar do Mesquita, feito pela Brocha), do José Miguel Teodoro (os livros são pretextos para o encontro de pessoas) e do Ernesto Hipólito (as tasquinhas de Alpedrinha em São Vicente...). Dirão que aprendi com os melhores, mas foi por uma boa causa!
A ideia foi fazendo o seu caminho. No passado dia 11 de novembro, já misturámos história, poesia e música, com castanhas e jeropiga. E repeti-a na apresentação do meu livro, em Castelo Branco, graças à generosidade das Águas Fonte da Fraga, da Jú Marau (as filhoses foram um sucesso!), dos Queijos Veríssimo (do Vale de Alfaia, Sobral) e do Vinho Quinta da Arrancada (Ninho do Açor e também Tinalhas). Foi uma geografia de saberes, sabores e afetos, um casamento perfeito.
Obrigado a todos eles, mais aos Amigos da Escola e ao Jaime Teodoro Nicolau e ainda à Câmara Municipal, aos Serviços Municipalizados e ao pessoal da Biblioteca Municipal.
Um agradecimento especial ao Carlos Matos e ao Miguel Santos que me ajudaram a produzir esta obra. E à Dr.ª Adelaide Salvado e ao Pedro Salvado, pela maneira sábia como a explicaram ao público presente, no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, em tarde abençoada por muita chuva.


















Fotógrafo: Joaquim Trindade dos Santos

3 comentários:

Joaquim Santos disse...

Foi com muito gosto que partilhei na apresentação do teu livro. É uma honra ter um amigo assim, que se esforça por manter e transmitir legados históricos, especialmente referentes à história da nossa terra! "São Vicente da Beira"
Um abraço.
Joaquim Trindade dos Santos.

Anônimo disse...

Aproveitando a deixa de um comentário do meu primo Chico A. Barroso, neste blogue, é caso para dizer que tu, Zé, pensas como o Gedeão: "sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança" ; mas concretizas como o Pessoa : "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce".

Dou comigo a cogitar que, de certo modo, na nossa juventude, todos quereríamos escrever um livro sobre a nossa Vila. Essa terra de amores e incompreensões, de afectos e desprezos, de desafios e disputas. Afinal, não é de tudo isso que se compõe a paixão?

Faço votos para que continues a lançar mão do conhecimento científico da História, que adquiriste, sujeitando os factos ao rigor crítico da investigação séria, para que possas ir desbravando as brumas da nossa memória colectiva.

Parabéns e um abraço.
Zé Barroso

Anônimo disse...

Boas causas em boas mãos dá nisto; as fotos dos actos também são boas - Q.M. foi o homem do registo e ficou bem na fotografia. Do resto, fica a curiosidade das filhós da Jú Marau, a reptar alguém à realização do "festival das filhós" de que se falou há uns anos, para se saber afinal quais são as melhores que se fazem em São Vicente.
Para já, confirmação de um ZTP de boa colheita.
Boas festas.
JMT