terça-feira, 1 de janeiro de 2013

4.º Aniversário

Nem o mundo acabou, nem os políticos endireitaram as coisas nesta ponta da terra chamada Europa. Que desgraça, ninguém acerta uma!
E ainda nos ameaçam que 2013 será pior...
Valha-nos o blogue Dos Enxidros, que hoje completa 4 anos.
É ainda muito tenro, dirão, mas este blogue não se compara a uma pessoa, é mais como um animal que aos 4 anos já é adulto. No pior dos casos, como uma árvore de fruto que atinge a maturidade aos 5 anos.
Este ano que passou foi a continuidade dos anteriores, com a novidade de se terem juntado a nós os primos Francisco e José Barroso. Leram a crónica do Chico sobre a avó Rita? Um monumento à literatura e ao amor!
E ainda o A. dos Santos, um vicentino que agora se inicia nas lides da poesia.
O blogue aumentou o número de pessoas que o consultam, sobretudo a partir do verão. Neste período, o número de entradas diárias subiu das habituais 100 para cerca de 150. 
Não creio que o número de leitores habituais do blogue (cerca de 100) tenha aumentado. Penso que o aumento do número de entradas se deve ao facto de o blogue já ter muito material que aparece nas buscas por temas, sendo por isso consultado por gente completamente alheia ao blogue e à freguesia de São Vicente, seja em Portugal ou no estrangeiro.
Há tempos, um vicentino estranhava que o blogue fosse mais conhecido entre a comunidade vicentina de França do que pelos residentes na Vila. De facto, os vicentinos a viver fora, seja noutras terras portuguesas ou em países de diferentes continentes, serão dos mais fiéis seguidores Dos Enxidros.
Por eles lamento não ter em São Vicente um ou mais colaboradores permanentes que contem as novidades a quem está longe. Ainda este Natal, que para mim foi muito familiar, mas pouco vicentino, ficaram sem notícias sobre a nossa terra (no dia de Natal, de manhã, já vários cá tinham vindo, na esperança de matar saudades). Aqui deixo o desafio a quem mora na Vila e nas várias anexas!
Apesar das ameaças que políticos e economistas não se cansam de nos fazer, BOM ANO 2013!

A prenda que vos deixo é um lindo poema de Carlos Drummond de Andrade, adaptado a vídeo.

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente."

Nenhum comentário: