terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Azeite novo

Luzita Candeias

Lareiras e tabornas

Se bem me lembro…
O Outono começou em Setembro,
O mês passado foi Novembro,
E já se iniciou Dezembro.

No primeiro dia,
Com o frio que fazia,
Só a lareira aquecia,
O corpo e a água que na cafeteira já fervia.

As fatias de pão pediram: - Façam-nos torradinhas.
Ficaremos coradinhas
E com azeite novo regadinhas,
Seremos taborninhas.

E assim foi feito.
Ficaram de lamber o beiço,
E tirámos fotos que ficaram a preceito.

Ora vejam só….


Um comentário:

José Teodoro Prata disse...

Um dia fui com o meu pai comprar azeite para as filhoses, ao lagar da Casa Cunha, junto à ponte do Casal.
Trabalhava lá o meu tio Joaquim Nicolau (Pique) que me fez uma tiborna enorme com uma fatia da regueifa da sua merenda.
Uma delícia que nunca esqueci!