sábado, 19 de janeiro de 2013

O nosso falar: sevejice

Hoje da manhã aventurei-me no temporal e fui comprar pão a um café perto da minha casa. O dono é da Charneca, não me lembro de que povoação.
Comprei um pão e apeteceram-me umas bolinhas de mistura que lá se vendem. Pedi duas, mas o senhor respondeu-me que já estavam encomendadas e ofereceu-me papossecos.
"Deixe lá, eu não preciso delas, era só sevejice, como se diz lá para os nossos lados." Respondi, em jeito de desculpa.
Do que me fui a lembrar, sou mesmo um charneco! Aos anos que essas palavra não me saía!
Nem sequer sei escrevê-la. Meti-a no Google e ficou maluco, a dar-me só palavras estrangeiras, muito diferentes.
Não sei se se escreve sevejice, cevejice, sevejisse ou cevejisse. Uma delas está certa.
Mas sei o que significa: é um misto de gulodice e inveja. Recordo-me bem que sevejo era alguém que queria para si as coisas que outro tinha, sobretudo comida.
Uma palavra dos tempos da fome, que nesta região abrange todos os tempos, excepto os últimos 30 anos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Virá certamente de sobejar, sobejo. Sobejice, talvez seja a forma correcta de escrever. Cumprimentos.