quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Pneumónica de 1918

Em Novembro de 2010, participei nas Jornadas de Medicina da Beira Interior, com um estudo sobre a gripe pneumónica em S. Vicente da Beira, elaborado em co-autoria com o meu filho Tiago Teodoro.
Na fase de investigação, contei com a colaboração da direção da Santa Casa da Misericórdia (na época presidida pelo Pedro Matias) e do Pe. José Manuel, a quem deixo uma vez mais os meus agradecimentos.
O estudo foi publicado um ano depois, na revista Cadernos de Cultura n.º XXV, apresentada nas Jornadas de Medicina de 2011.
Presentemente, já se encontra online e pode ser consultado aqui, na página 75 da revista.

2 comentários:

Anônimo disse...

Zé, estive a rever a matéria dada. É curioso o vosso estudo da pneumónica. Ficou-me uma curiosidade: quais os saldos do Hospital/Misericórdia em 1916, 1917, 1919 1920. Se tiveres a informação, diz, sff.
Um abraço.
jmt

José Teodoro Prata disse...

José Miguel:
Não tenho dos saldos dos anos que me pedes.
A ideia que tenho é que os saldos foram sempre positivos (O de 1918 foi maior, porque a Misericórdia recebeu 200$00 do Estado, para combater a epidemia (e não os gastou)).
Aliás, isso combina com a realidade da época e dos séculos anteriores: só se gastava o que havia e quando não havia não se fazia nada.