sexta-feira, 22 de março de 2013

Ainda as Festas de Verão…

A propósito das Festas de Verão já se falou das missas intermináveis, dos sermões e das procissões; das alvoradas, do fogo preso e das latadas; da comida que podia ser escassa durante o resto do ano, mas por esses dias abundava em todas as mesas; das fatiotas novas, feitas por medida e a pensar no Inverno que aí vinha, mas que teimávamos em estrear, mesmo que o calor ainda apertasse; dos muitos conterrâneos que viviam longe, mas que nesses dias faziam questão de voltar.  
Eram dias que traziam uma vida nova às nossas vidas e à nossa terra. Quando, na quarta-feira, assistíamos ao desmontar da festa e os amigos começavam a partir, nos nossos corações ficava uma enorme tristeza e saudade. Ainda por cima, quando se é criança, um ano é muito tempo e as próximas Festas ainda vinham tão longe!
Para aqueles que, como eu, éramos criança na altura, uma das coisas que mais nos fascinava nas Festas era a feira. A praça e as ruas à volta enchiam-se de tendas que vendiam de tudo, mas do que mais gostávamos era dos brinquedos. Rivalizavam com os que nós próprios fazíamos a partir de tudo o que tínhamos à mão ou com os pratinhos e tachinhos de lata que o Ti Fernando Latoeiro nos fazia (a paciência daquele homem para nos aturar, sempre que lhe invadíamos a oficina durante o recreio da escola!).
Não me lembro de alguma vez ter podido fazer grandes compras nessas tendas. O dinheiro que me davam para gastar por esses dias mal chegava para uma voltinha no carrossel ou uma santinha de açúcar que se pendurava ao pescoço e se ia saboreando lentamente.
Mas, a propósito disto, lembro-me de um episódio que me acompanhou durante muito tempo e ainda hoje recordo muitas vezes: Teria os meus sete ou oito anos, uns primos do meu pai que viviam em Lisboa, mas que por essa altura estavam a passar férias na nossa casa, deram-me uma moeda de vinte e cinco tostões (era muito dinheiro para mim que não estava habituada a tanto, mas também devia ser bastante para eles que tinham ar de gente fina, mas fama de forretas). Era uma moeda novinha, muito brilhante e um pouco diferente daquelas, já meio gastas, que estava habituada a ver.
No dia seguinte, assim que pude escapar de casa, fui para a praça com a moeda bem apertada na mão. É que no dia anterior tinha andado a namorar um “fogão a gás” de plástico, réplica perfeita dos modelos com que as nossas mães sonhavam, para substituir os velhos fogareiros a petróleo.
Lembro-me que me sentei num banco de pedra, em frente ao balcão da escola, e fiquei ansiosamente à espera que abrissem as tendas. Enquanto esperava, veio sentar-se por perto o Espanhol e eu, qual carochinha que se acha de repente rica, mostrei-lhe a moeda que me tinham dado. Ele olhou para ela, depois para mim e disse-me, com o ar mais convicto deste mundo: “Olha que isso é falso. Bota isso fora que se a guarda te apanha leva-te pó posto!” Fiquei de tal maneira amedrontada que atirei a moeda para o chão, para o mais longe que pude, e voltei para casa com o coração apertado, num misto de medo e uma enorme frustração.
Quando cheguei a casa e contei o que tinha acontecido deram-me uma grande descompostura e mandaram-me ir à procura do dinheiro. Voltei à praça para ver se ainda achava a moeda, mas claro, não a encontrei.
Sempre preferi acreditar nas boas intenções do Espanhol e que a moeda se perdeu enterrada no chão que ainda era de terra; mas se não foi o caso, que os copitos que pagou tenham feito bom proveito a quem os bebeu…

Nota: Achei interessante o facto de o texto do livro de Albano Mendes de Matos referir um domingo de Setembro como o dia da festa do Santo Cristo. Das Festas serem em Setembro, quase todos nos lembramos, mas o dia em honra do Santo Cristo é, desde que me lembro, a segunda-feira. Houve certamente uma evolução em termos do calendário das Festas e dos santos venerados, como é natural…

M. L. Ferreira

Um comentário:

José Teodoro Prata disse...

Libânia:
O Albano Mendes escreveu uma ficção e por isso não esperes encontrar rigor histórico em todos os pormenores! Ele criou uma história a partir de certos factos reais, mas jogando com eles, sem respeitar totalmente a realidade!