segunda-feira, 25 de março de 2013

Bolos da Páscoa

Ingredientes: farinha, 12 ovos, meio quartilho de azeite, canela em pó, 1 copo pequeno de aguardente, 1 litro de soro de leite (pode ser substituído por água ou leite magro) e fermento do padeiro.

Preparação: Batem-se os ovos e junta-se o azeite, o soro, a aguardente e a canela. Vai-se acrescentando a farinha com o fermento, amassando sempre, até a massa ficar boa para fintar. Depois de finta, tendem-se os bolos e cozem-se no forno de lenha.

Consumo: Come-se com queijo fresco de cabra (de ovelha também serve), mas até sem conduto é bom!


José Teodoro Prata

3 comentários:

Margarida Gramunha disse...

Torrado com manteiga é de chorar por mais !

Anônimo disse...

A receita deve ser boa, a julgar pela fotografia! Mas esqueceste-te de dizer que a amassadeira se deve benzer antes de começar a fazer os bolos e quando a massa está pronta tem que lhe fazer três ou cinco cruzes com a raspadeira e rezar a seguinte oração: Cresce pão e massa como Jesus Cristo cresceu em graça.
Para os bolos fintarem ainda melhor, convém cobrir tudo com uma peça de roupa masculina (pode ser um casaco ou umas calças).
Ah! E também não se devem deitar fora as cascas dos ovos e os pacotes vazios da farinha antes dos bolos saírem do forno!

Estas e outras crenças populares ligadas à gastronomia podem não ter grande fundamento, mas a nossa cultura faz-se também destes mitos e, pelo sim pelo não…

Uma Páscoa Feliz!

M. L. Ferreira

José Teodoro Prata disse...

O que eu não sei da nossa cultura popular e quão rica ela é!!!!!!!
Boa Páscoa para todos.