quarta-feira, 10 de julho de 2013

A dança das bruxas

Das muitas tabernas que existiram na nossa terra, já só resta a do Marcelino, no Casal da Fraga (hoje é da Amália, que a herdou do pai). Gosto de lá ir à tardinha ou à noite, principalmente agora no verão, porque é a hora em que param por lá bons contadores de histórias.
Quem contou esta foi a ti Trindade Marcelino que, diz, ainda se lembra do homem a quem aconteceu o seguinte:
Há muitos anos, se calhar mais de cem, havia um rapaz nos Pereiros que namorava uma rapariga das Rochas. Sempre que podia lá ia ele a pé, por montes e vales, até chegar à terra da namorada que ainda ficava a umas boas horas de caminho.
Uma vez, já a lua ia alta, ao chegar ao cimo da serra do Açor vê aproximarem-se uns pássaros pretos que traziam uma luz no bico. Poisaram todos num cruzamento que por ali havia e, ao tocarem no chão, transformaram-se em belas raparigas. A seguir chegou um pássaro ainda maior que se transformou num homem. As raparigas juntaram-se todas à volta dele, fizeram uma roda e puseram-se a dançar e, de vez em quando, chegavam-se ao meio e beijavam-no.
Ao fim dum bom bocado chega mais um pássaro que também se transformou em mulher e se juntou à roda, mas o homem, zangado, perguntou-lhe porque é que estava a chegar tão atrasada. Ela respondeu-lhe o seguinte:
“Quem tem filhos para dormir e homem para acalentar, da Sertã aqui não tem que tardar?”
E lá continuaram a dança até que, de repente, se transformaram de novo em pássaros e voaram cada um para seu lado.
O rapaz, que se tinha escondido atrás dumas giestas que por ali havia, assistiu a tudo com muito medo e bastante zangado, porque tinha reconhecido a namorada numa das raparigas. Apesar disso, resolveu continuar o caminho até às Rochas e tirar tudo a limpo. Quando lá chegou, a namorada já estava em casa. Ele contou-lhe o que tinha visto e quis que ela explicasse o significado daquela cena. A rapariga confessou que era bruxa e disse-lhe o seguinte:
“Agora que sabes a verdade, não és obrigado a casar comigo, mas ai de ti que, enquanto eu for viva, contes a alguém o que viste hoje! Se alguém souber, mato-te! Em paga do teu silêncio, vais receber todos os anos uma camisa e umas ceroulas de linho.”
O rapaz voltou para os Pereiros, arranjou nova namorada e passado pouco tempo estava casado. Todos os anos lhe aparecia em casa uma camisa e umas ceroulas e a mulher, desconfiada, fazia sempre a mesma pergunta:
“Ó homem, mas que diabo é que te manda todos os anos esta roupa tão fina?”
Ele respondia sempre o mesmo:
“Come e cala-te, mulher de Deus. Tu nem queiras saber…”
Foi assim durante muitos anos. Quando a encomenda deixou de chegar, o homem contou finalmente à mulher o que tinha visto naquela noite a caminho das Rochas e a história espalhou-se por toda a aldeia e arredores. Ainda hoje a contam…
O homem morreu de velho, cego, a caminhar com uma bengala pelas ruas.


M.L.Ferreira



José Teodoro Prata

3 comentários:

Anônimo disse...

Dantes, quando o povo não tinha letras, a forma de transmitir as tradições era oral. É o caso desta história (re)contada pela Libânia que é absolutamente deliciosa. Contém os ingredientes das histórias populares com aquelas imagens que povoavam a mente das antigas comunidades rurais: uma grande carga enigmática e golpes de mágica pelo meio; animais a
transformar-se em pessoas e vice versa, num cruzamento de dois caminhos,
algures no meio da floresta da Charneca; seres benfazejos e malfazejos,
fazendo lembrar as personagens lendárias dos bosques e das matas como os gnomos, faunos, fadas, duendes, ninfas e por aí fora. Uma espécie de novelas de ficção necessariamente orais dos tempos antigos (mas mais interessantes
que as actuais), quando ainda não havia meios de difusão escrita ou
audio-visual, num tempo em que já havia (como sempre houve, desde que o homem é homem), a necessidade profunda de comunicar.

Está muito bem escrita.
Zé Barroso

José Teodoro Prata disse...

Este trabalho de recolha do nosso património imaterial é precioso e mostra a importância de ter colaboradores do blogue a residir em São Vicente da Beira.

Anônimo disse...

Estas histórias do nosso património oral têm um valor incalculável, para todos nós. devem ser perpetuadas através da escrita para não se perderem.Eu leio-as sempre a noite aos meus filhos e o fascínio continua a ser o mesmo de outros tempos.Muito obrigado por estas partilhas e continuem!!