sábado, 20 de julho de 2013

Eles andam aí!

A praga de gafanhotos de que o Dário fala já desceu a encosta da Gardunha e chegou cá abaixo.
Fui ontem à tardinha à Senhora da Orada e são já aos milhares, tanto na estrada nova, como no terreiro da capela ou no caminho velho. Mete medo! 
Não sei se existe uma solução técnica para este problema e receio estar a falar do que não sei, mas tenho dúvidas se a persistência deste problema não será mais um daqueles casos em que o poder civil e religioso se responsabilizam mutuamente pelas situações e nada se resolve. Quanto a mim, esta separação já não se justifica em muitos casos, principalmente a nível local, e pode servir apenas para desculpabilizar ambas as partes de situações que nos envergonham a todos.     
É pena que um dos locais mais bonitos e com mais memórias da nossa terra não mereça mais atenção, principalmente numa altura em que muitos de nós que cá vivemos, e também muitos emigrantes e amigos que nos visitam, aproveitamos para nos reunir e matar saudades.
M. L. Ferreira


2 comentários:

José Teodoro Prata disse...

A realidade da ermida da Senhora da Orada (falta de limpeza regular, ausência de sanitários que substituam aquele mamarracho, apodrecimento avançado da talha franciscana do altar-mor...) envergonha-nos como comunidade, tal como o aspeto exterior da casa paroquial, já aqui referido pelo Francisco Barroso, há uns tempos.
Como a culpa não pode ser atribuída a ninguém, em particular, é de todos nós, como comunidade.

José Teodoro Prata disse...

Nos altos da serra, a erva seca mais cedo do que na meia encosta. Por isso os gafanhotos terão tendência a ir descendo a serra.
Mas a maioria deles sempre cá esteve, só que disfarçados na erva verde abundante e agora aparecem esfomeados, aos magotes. Por outro lado, este ano a primavera veio mais tarde e por isso ainda cá estão em força (nos outros anos já tinham desaparecido, nesta altura).
Pelo que sei, os serviços oficiais não conhecem esta espécie, nem sabem o que fazer.
Acho que ainda nos vão dar muitos problemas. Por isso, gafanhoto que encontre é gafanhoto morto!