quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

5.º aniversário

Mais um ano, mais uma maratona de publicações e comentários. Sobretudo mais um ano em que ajudámos os vicentinos a reforçar os laços afetivos com as suas origens.
Somos meia dúzia de colaboradores, com 59 seguidores mais ou menos fiéis e outros tantos leitores mais ou menos regulares.
Ao longo do ano, os gigantes asiáticos ganharam relevo, sobretudo a Rússia (euroasiática) que durante muitos meses liderou a lista de países de origem dos visitantes do blogue de fora de Portugal. Há pouco tempo, também a China entrou na corrida, mas o primeiro lugar passou para os Estados Unidos. Além destes, persistem os países onde sabemos residir a diáspora vicentina: França, Alemanha, Inglaterra, Canadá, Brasil, Angola e Austrália.
Este foi o ano da maturação, pois consolidou-se o grupo de colaboradores, embora ainda com duas brechas: a publicação dos artigos tem de passar por mim e continuam a faltar notícias “jornalísticas” do que vai acontecendo em São Vicente.
Um exemplo: soube que, no dia 27/12, a Junta de Freguesia recebeu os vicentinos que quiseram apresentar sugestões de melhoramentos a realizar. Mas não sei em que moldes se fez esta reunião, nem quais os assuntos tratados, pois ninguém a reportou.
Uma terceira lacuna, eu chamar-lhe-ia antes uma área a desenvolver, é a ligação com as anexas. Tem havido alguma coisa, sobretudo pelas histórias da Libânia e nos meus artigos históricos. Paralelamente, mantenho contacto estreito com o Hugo Martins, autor do site do Mourelo.
Mas o balanço é francamente positivo. Quando, em outubro de 2009, expliquei este projeto ao José Miguel Teodoro e ele me incentivou a avançar, pois a ideia tinha pernas para andar, nunca pensei chegar tão longe, no tempo e em termos de qualidade. E, já agora, desconhecia a carga de trabalhos em que me estava a meter.
Como já escrevi algures no passado, encaro esta tarefa como um trabalho cívico, é a minha contribuição para a nossa vida comunitária. (E tenho a noção de quão reduzido é este meu contributo, muitos dão-nos, felizmente, muito mais.) Em consequência, não considero este blogue apenas meu, mas de todos os colaboradores e leitores. E se isto não é verdade em termos formais, pois continuo sozinho a publicar os artigos e os comentários, é totalmente verdade em termos éticos. Tanto assim que encaro com naturalidade a passagem da gestão do blogue de individual para o grupo de colaboradores, num futuro próximo, se/quando houver condições para isso.
As comunidades do interior estão em vias de extinção. Nos últimos anos, confluíram várias variáveis que tornarão as nossas terras aldeias fantasmas, daqui a vinte anos: a baixíssima natalidade, a concentração da população na faixa litoral, a emigração anual de mais de 100 mil pessoas, as portagens…
Alguém afirmou que Portugal está à beira de um suicídio coletivo. Que este blogue seja uma forma de conservarmos a nossa identidade, onde quer que estejamos.
Um bom ano de 2014!

José Teodoro Prata

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, José Teodoro, pelo sucesso destes cinco anos de trabalho (maratona, como lhe chamas, e imagino que seja…), em prol da divulgação da história e das gentes da nossa terra.
Para muitos vicentinos este blogue tem sido um lugar de encontros e de afectos, por isso o Francisco Barroso, com tanta propriedade, lhe chamou a nossa Praça. Com um número já tão grande de seguidores, ainda por cima de origens tão diversas, um dia destes vai tornar-se num enorme Rossio…
Sou uma leitora fiel e assídua, tanto das publicações novas como das mais antigas e, em muitas delas, revejo-me como se lá tivesse estado. É que as vidas da maior parte das crianças e jovens, numa aldeia como a nossa, parecem quase espelhos umas das outras.
Ao longo do último ano participei também com algumas histórias e notícias. Foi muito bom! Reconheço as lacunas que apontas, nomeadamente a falta de notícias frescas sobre o que por cá vai acontecendo. Pela minha parte acho que é muita pringueirice, mas às vezes as notícias também têm dificuldade em chegar à charneca… Vou estar mais atenta.
E que venham mais cinco!!!

M. L. Ferreira

Morgaine disse...

Só tenho que agradecer, eu e todos os seguidores, estes anos de trabalho que tens dedicado a contar-nos estórias que nos fazem viajar no tempo, recordar quem já partiu e que nos é tanto! Rio, choro, tenho saudades...
Obrigada por estes doces momentos!
Beijinhos,

Elsa Santos