segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Comentário ao "Inverno"

Na nossa terra, inverno como é dado é com muito frio e muita chuva; agora ver uma ovelha feita cabra é que não estamos muito avezados…
Mas, a avaliar pela fotografia e porque o ciclo se repete sempre, não tarda nada temos de novo a primavera!
M. L. Ferreira

3 comentários:

José Teodoro Prata disse...

O mês de janeiro esteve quente, mas o frio já voltou e esta semana terá temperaturas muito baixas.
A foto faz-me lembrar um livro de literatura infantil que contava a história do inverno que foi enganado: num vale abrigado, os pássaros desataram a cantar, as árvores julgaram ter chegado a primavera e floriram, então os pássaros redobraram o seu canto e o inverno não teve outro remédio senão retirar.

medronheira disse...

Belo campo de margaça. Vendida seca como camomila, rendia uma fortuna.
Fiquei intrigado com a da ovelha feita cabra... Só mais abaixo percebi quando a vi embarrada à laranjeira.
Ao teu inverno Zé falta-lhe um retrato duma grande ruça ou de um códão de dente de cavalo, mas não queres ir à Serra e o Ribeiro D. Bento é mais agasalhado. Não tem disso.
Um abraço ao pessoal da Praça.
F. Barroso

Anônimo disse...

Francisco, quando falaste da ruça, de repente pensei na burra que o cigano vendeu ao teu avô e foi protagonista da grande aventura que partilhaste connosco há uns meses atrás. Só depois me lembrei do meu próprio avô que, na casa do Casal, espreitava pela janela e dizia para a minha avó: «Ó Maria, está cá uma ruça, hoje!». Íamos ver e estava tudo branquinho!
Códão de dente de cavalo, não conheço… Será o mesmo do “Malhadinhas”?
Quanto à margaça, prefiro continuar a chamar-lhe pimpilros, como há muitos anos atrás; mas tens razão, quem sabe se não daria um bom negócio! Matéria prima não falta por cá… Os lameiros estão já cheios deles!
Uma maravilha, a nossa língua!
Um bom ano também para ti!

M. L. Ferreira