terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Santa Casa da Misericórdia

Realizou-se, no domingo, cinco de Janeiro, uma reunião da Assembleia Geral da Irmandade da Misericórdia de S. Vicente da Beira, com a seguinte ordem de trabalhos:
    
            - Apresentação e aprovação do Plano de Actividades;
- Apresentação e aprovação do Orçamento para o ano de 2014;
            - Tomada de posse dos Corpos Gerentes do triénio 2014/2016;
            - Outros assuntos.

Como se previa, é já certo o encerramento da creche no final do ano lectivo. Os motivos são os piores: o desemprego e a baixa natalidade na freguesia (este ano estão inscritas apenas três crianças…). A boa notícia é que vão tentar criar a valência de Centro de Dia que, a ser aprovada, funcionará no espaço ocupado agora pela creche.
Boa foi também a notícia de que, nestes três anos, a instituição conseguiu resolver a maior parte dos problemas financeiros que vinham do passado, principalmente com o pagamento das dívidas aos fornecedores e trabalhadoras.
Como não houve nenhuma lista alternativa na altura da eleição que ocorreu no dia um de Dezembro, as Mesas dos Corpos Gerentes, com ligeiras alterações, mantêm-se as mesmas dos últimos três anos.
No final da reunião, várias pessoas presentes, principalmente elementos das Mesas, apresentaram sugestões para melhorar o funcionamento da instituição. A maior parte delas foram no sentido de melhorar o conforto dos espaços e a humanização do trabalho com os idosos. Não posso estar mais de acordo!
E, a propósito, fica um poema de Cecília Meireles, tão simples e tão certo!...

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje, 
assim calmo, assim triste, assim magro, 
nem estes olhos tão vazios, 
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força, 
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança, 
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?

M. L. Ferreira

Nota: No mesmo dia e à mesma hora, a Junta de Freguesia e o Rancho Folclórico organizaram a festa dos Reis, na Praça. Não pude assistir, mas penso que constou de um Presépio Vivo e a chegada dos Reis Magos que distribuíram presentes às crianças e bolo rei a toda a gente. 

Nenhum comentário: