quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Poluição


No ano passado, o Externato Capitão Santiago de Carvalho, de Alpedrinha, fez uma campanha publicitária pela região, através de painéis verticais.
A nós coube-nos um num dos locais mais bonitos de São Vicente: a varanda sobre a barragem do Pisco (ao fundo da Barreira do Hospital).
Entretanto, o material ficou ali durante todo o ano, foi-se rasgando, o vento levou-o aos pedaços e hoje só resta a estrutura metálica.
Este ano já não houve campanha publicitária e mas lá continua o esqueleto, à espera não sei de quê.
A minha foto é do inverno, quando ainda havia pedaços de plástico a esvoaçar ao vento, num cenário triste como o dia que estava.
Sei que nas cidades esse é um cenário habitual. Parece até que os citadinos se resignaram com a fealdade das suas cidades. Veja-se em Castelo Branco: uma linda rotunda com repuxos, cercada por painéis publicitários. É arte urbana, dirão. Pois, mas na nossa terra não havia necessidade, como dizia o outro.

José Teodoro Prata

4 comentários:

Anônimo disse...

Quem "plantou" este mono neste local devia remove-lo; a sua função terminou
J.M.S

José Teodoro Prata disse...

Na Póvoa havia um, em lugar ainda mais nobre, e já foi retirado.

José Teodoro Prata disse...

Hoje fui a São Vicente e o mamarracho já fora removido.
Se calhar já o fora quando fiz esta publicação.
Não interessa, o que importa é que já não está lá a desfear a nossa paisagem.

Anônimo disse...

Não tendo a haver com o assunto do publicação, esse cartaz deixou-me uma interrogação, então o colégio de Alpedrinha vem a São Vicente da Beira tentar "recrutar" possíveis alunos?, sei que tem todo o direito de o fazer porque todas as escola dos meios mais pequenos precisam de alunos, mas na situação em está a escola de SVB ainda querem afastar de lá mais alunos?, muitos foram já aqueles que trocaram a escola de São Vicente, incluindo mesmo até vicenteninos pela escola de Alcains, enquanto podiam ainda muito bem continuar a frequentar a escola da vila, "são muitos anos la´e eles fartam-se da escola" dizem alguns dos país, pergunto eu, então tendo a possibilidade de estudar até ao 9º ano na sua terra natal vão para a Alcains porque se fartam?. A escola de SVB está de ano para ano em vias de encerrar devido à falta de alunos e assim a saírem ainda mais fica, resumindo, claro que os pais têm todo o direito de escolher onde querem que os filhos estudem assim como o colégio de Alpedrinha tem o direito de fazer a sua publicidade, mas os vicentos mias concretamente têm de fazer um esforço para que continue a haver escola na sua terra, nas freguesias em volta há cada vez têm menos jovens, por isso há que tomar medidas para que os alunos que possam frequentar a escola lá fiquem e não continuem a sair.