terça-feira, 26 de abril de 2016

Os Gama

Recebi duas mensagens, via e-mail, de Leonor Gama, uma estudiosa da família Gama nesta nossa região. A sua mensagem veio na sequência da minha publicação, neste blogue, sobre a guerrilha da Enxabarda (Invasões Francesas 7).
Porque sei que há pessoas interessadas no assunto, nomeadamente na Partida (sem falar no nosso Pedro Inácio Gama), pedi autorização e aqui deixo as informações que trocámos. A minha parte está em itálico.
Relembro que a mãe de Hipólito Raposo, Maria Adelaide Gama, era natural de Janeiro de Cima.

Sou descendente dos Gama de Maxial da Ladeira e tenho estado a pesquisar sobre a família, tendo-me deparado com a história das invasões francesas. Depois de pesquisar, cheguei à conclusão que existem contradições na tradição oral que gostaria de lhe expor e confrontar com os dados que tem.

Refere que a tradição oral indica Manuel Joaquim Gama como o estratega do ataque aos franceses. Manuel Joaquim Gama nasceu em 1801 teria 10 anos em 1811, não podendo ser o estratega que a tradição oral refere. E, de facto, ele viveu em Bogas de Baixo, ao contrário dos restantes Gama, mas a sua mulher, Rosália dos Santos, era de Bogas de Baixo e a sua casa seria, provavelmente, de seus pais, a qual herdou, beneficiando Manuel Joaquim Gama, enquanto seu marido. Manuel Joaquim Gama foi o primeiro da família com esse nome, tendo havido outro, seu filho, nascido em 1835.

Mas a tradição oral refere sempre, segundo tenho lido, o nome Manuel e o apelido Gama. Essa é a única constante em todos os relatos.

Todos os Gama do Maxial descendem de Maria Martins da Gama, natural de Rochas de Cima, dos "da Gama" de Almaceda, que casou com Manoel Gonçalves Branco que adotou o apelido Gama, de sua mulher. O casal teve cinco filhos, Maria Teresa, Domingos, Ana, João e Manuel, todos nascidos entre 1752 e 1773 (aproximadamente).

Assim sendo, a tradição confrontada com os factos parece remeter-nos para Manuel Martins Gama, nascido cerca de 1773 e que teria sensivelmente 38 anos de idade na altura da batalha.  

Por alguma razão, a informação vai sendo deturpada e um Manuel Joaquim Gama, excessivamente jovem na época, passa a ser apontado no séc. XX como o "estratega".

Dizem na tradição oral que esse Manuel Gama teria tido um filho que casou em Janeiro de Cima, o que nunca aconteceu, pois todos os Gama com o nome João se casaram em Bogas de Baixo, embora um deles se tenha casado com uma mulher natural de Janeiro de Cima, precisamente o irmão de Manuel Gama. O pai de ambos, Manuel Martins Branco, nascido em 1732, seria demasiado velho para ser o "estratega", para além de que o apelido Gama que usava não era seu, como já referi, era de sua mulher.

Tenho andado a fazer o levantamento dos registos paroquiais da freguesia de São Vicente da Beira, cerca de 1800, e têm-me aparecido muitos Gamas da freguesia de Almaceda a casar na freguesia de São Vicente. Por eles já concluíra que a informação do professor Carlos Gama e que publiquei neste blogue de que todos os Gamas da região descendiam do Gama que comandara a guerrilha, casado após as Invasões, estava errada, pois encontrei Gamas de Almaceda anteriores à invasão.

Ainda estou em fase de pesquisa e à medida que for obtendo informações posso enviar-lhe, se desejar. De facto, os Gama do Maxial parecem descender todos de Maria Martins da Gama, nascida em Rochas de cima em 1733 e casada com Manoel Gonçalves Branco, natural do Maxial, nascido em 1732; este último acabaria por ser conhecido por Manoel Gama. Seriam eles os pais do Manoel Gama, que penso ter sido o estratega do Maxial.

Há uma tradição que fala em dois irmãos e de que um teria roubado as moedas de ouro ao outro. Não encontrei nenhuma evidência, tão pouco, de terem existido moedas de ouro, nem de diferenças económicas entre os Gama do Maxial. Creio que a estória foi crescendo com o tempo. Eram todos proprietários, lavradores, o que indica que seriam donos das casas onde viviam e dos campos que exploravam, sem grandes riquezas.

Para completar o quadro, há também os Gama de Janeiro de Cima, que descendem de um sobrinho de Maria, Domingos Martins Gama, que casou em Janeiro de Cima.

Todos os Gama da zona têm o mesmo tronco, que começa em Almaceda.

A ascendência de Almaceda também me intriga, porque creio ser resultante do mesmo tipo de situação da do Maxial, ou seja, um natural de Almaceda casou com uma Gama que veio de fora e criam geração. Há uma Catherina da Gama, nascida cerca de 1623, que penso estar na origem de toda a descendência Gama daquela zona. Casou com António Freire. Penso que os Gama virão ainda de outro local. Se souber da existência de "Gamas"  em regiões próximas, agradeço a sua ajuda. Parece que na zona de Amieira do Tejo, Gavião e Vale da Gama (este nome também me intriga...) há alguns. Será que existem outros mais próximo?

José Teodoro Prata

8 comentários:

Unknown disse...

Também sou descendente da familia Gama com origem em Almaceda. Mas fiquei intrigada com uma situação que é aqui referida.

Faz -se referencia a Maria da Gama como sendo a primeira "Gama" e que casou com Manuel Gonçalves Branco. Contudo eu tenho na minha genealogia uma Maria da Gama (pelas minhas contas poderá ter nascida por volta da data que indicam em Rochas de Cima mas casada com Manoel Martins (Machial) Pensei que poderiamos estar a falar das mesma pessoas mas o nome do marido de Maria Gama não coincide com o que apresentam. Estaremos a falar das mesmas pessoas. Para alem disso este casal meu ascendente teve um filho chamado José (de que descendo) e que não aparece nos filhos do casal que são aqui apontados...

Confesso fiquei um pouco confusa, poderia eventualmente serem irmãs mas as duas com o nome Maria?Poderá este José resultar de um outro casamento de Maria Gama? Ou estaremos mesmo a falar de pessoas diferentes?

Enfim este poderá não ser o local para colocar as minhas duvidas mas agradeço de qualquer forma este oportunidade fantástica para conhecermos e compreendermos melhor as nossas origens mais profundas. Obrigada ao "Dos Enxidros" por isso

Cristina Nunes

Leonor Gama disse...

Permita-me apenas partilhar um comentário com a Cristina Nunes.
Encontrei Maria da Gama, nascida em 1695 em Rochas de Cima (filha de Manoel da Gama e Maria Marques), casada com Manoel Martins, natural do Maxial. Era mãe de Maria Martins Gama, nascida em Rochas de Cima (Almaceda) em 1733 (irmã de José Martins Gama, seu ascendente), que casou com Manoel Gonçalves Branco, natural do Maxial. Viveu, depois de casada, no Maxial e aí teve os filhos que referi, que, segundo me parece, terão sido os primeiros “Gama” a nascerem lá. Assim sendo, partilhamos laços familiares.
Obrigada, José Prata, por permitir estas partilhas.
Leonor Gama

Unknown disse...

Olá Leonor, muito obrigada por estes esclarecimentos e pelas informações preciosas. Não tina de facto pensado da "minha" Maria ser mãe da "sua" Maria, até porque a minha pesquisa ainda não chegou a essa datas... pelo que somos parentes sim...

Vou em breve contactá-la de novo para conversarmos um pouco mais sobre este assunto

O meu obrigada também ao blog por possibilitar reencontros improváveis

Cristina Nunes

Anônimo disse...

Curioso que os Gamas aqui indicados sejam todos das Rochas de Cima, quando os meus, embora também fossem todos da paróquia de Almaceda, pertenciam a Paiágua (ou Paigago como parecia ser o nome da povoação na altura).
São 4 gerações, em que o nascimento mais antigo que consegui é em 2 Fev 1668, de uma Joana, filha de um João da Gama com uma Domingas Antunes.
Os filhos desta Joana (mesmo os do sexo masculino) ficaram com o sobrenome Gama, pelo que assumo que este sobrenome tivesse alguma importância local (ou pelo menos maior importância que o sobrenome do pai!).
Cumprimentos
HM

Jaime da Gama disse...

Eliminei o comentário postei no dia 30 de abril pois havia um dado que não correspondia à verdade.
Sou descendente dos Gama, José Maria Gama, Joaquim Gama e Maria Adelaide Gama (mãe do escritor Hipólito Raposo) eram irmãos, Joaquim Gama foi meu Trisavô que teve 3 filhos João Gama (meu Bisavô), Manuel Gama (pai do Ti Clemente e da Tia Alzira) e Iria Gama mãe de Agostinho Gama, João Gama teve 5 filhos Fernando Gama, Amália Gama, Manuel Gama (marido da Tia Alzira), Vitorino Gama e Maria da Luz Gama, Fernando Gama (meu avô) teve 4 filhos José Maria Gama, João Gama, Maria de Jesus Gama e Joaquim Gama.
Cumprimentos
Jaime Gama

Anônimo disse...

Maria Adelaide Gama, não era natural de Janeiro de Cima ,mas sim de São Vicente da Beira. Nasceu na rua de São Francisco.

JG

José Teodoro Prata disse...

Escrevi, no alto desta publicação, que Maria Adelaide Gama, mãe de Hipólito Raposo, era natural de Janeiro de Cima.
Certo é que o pai dela, João Martins, Gama, era de Janeiro de Cima, sendo a mãe de São Vicente. Conclui, na altura, que o casal viveu em Janeiro de Cima, mas estarei errado, pois se o Jaime Gama diz que nasceu na nossa Rua de São Francisco é porque tem provas (os registos paroquiais da segunda metade do século XIX estão disponíveis online).

Jaime da Gama disse...

Geração de Octavôs
SALVADOR RODRIGUES, casou-se com Ana Rodrigues Anjo. Tiveram um filho:
António Rodrigues Salvador
MATEUS FERNANDES, casou-se com Domingas Fernandes. Tiveram uma filha:
Maria Rodrigues Salvador

Geração de Heptavôs
-FRANCISCO FERNANDES, casou-se com Maria Pires. Tiveram um filho: Francisco Fernandes.
-DOMINGOS DUARTE, casou-se com Isabel Martins. Tiveram uma filha: Maria Duarte.
-ANTÓNIO RODRIGUES SALVADOR, casou-se com Maria Rodrigues Salvador. Tiveram um filho:
Ângelo Rodrigues.
-MANUEL FRANCISCO, casou-se com Maria Nunes. Tiveram uma filha:Maria Joaquina.
-JOÃO MARTINS GAMA, Natural de Almaceda casou com Rozalia Antunes
(assento de baptismo do neto João Martins Gama)

Geração de Pentavôs:
-Domingos Gama, Natural de Almaceda, casou com Maria Antao
(assento de baptismo do filho João Martins Gama)
-AGOSTINHO FERNANDES Maria Joaquina. Tiveram duas filhas:
Joana Rita da Conceição
Joaquina Nicolau

Geração de Tataravôs:
João Martins Gama, nasceu em Janeiro de Cima 28.03.1804, casou com Joana Rita da Conceição * 23.03.1809 em São Vicente da Beira 28.04.1828, Tiveram sete filhos:
-Joaquina Augusta Gama em 1832
-José Martins Gama em 1834
-António Gama em 1835, casou com Anna Jacinta
-Joaquim Gama em 1839
-Maria Adelaide Gama em 1845, casou com João Hipólito Raposo
-Manuel Gama em 1850, casou com Maria Emília Alves de Sousa
-Maria do Rosário Gama

Geração de Trisavôs:
JOAQUIM GAMA nascido em 1839, em São Vicente da Beira, casou com MARIA DO CARMO nascida em 1835, em São Vicente da Beira.
Tiveram seis filhos:
-Joze Gama em 1864
-António Gama em 1868
-Maria Gama em 1871
-João Gama em 1871
-Iria Gama em 1873
-Manuel Gama em 1875

Geração de Bisavôs:
JOÃO GAMA nascido em 27 de abril de 1871, em São Vicente da Beira, casou com MARIA DO ROSÁRIO MATHEUS nascida em 8 de junho de 1872 no em 12 de fevereiro de 1896 em Igreja Paroquial de Nª Sra. da Assunção da Vila e Concelho, São Vicente da Beira. Tiveram cinco filhos:
-Maria da Luz Gama em 1898
-Fernando Gama em 1900
-Vitorino Gama
-Amália Gama
-Manuel Gama

Geração de Avôs:
FERNANDO GAMA nascido em 25 de junho de 1900, em São Vicente da Beira, casou com ANA DA CONCEIÇÃO nascida em 20 de agosto de 1900, em Casal da Serra.

e a pesquisa continua...