quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Pequenos leitores

O lançamento do livro “Dos Enxidros...”, está a revelar-se um fenómeno que já ultrapassou muito as expectativas. Quando soube que ía ser apresentado na escola, disseram-me que era mais para o 2.º e 3.º ciclos. Reclamei e acrescentaram a apresentação a todos os ciclos.
Apesar de achar as histórias de difícil compreensão para alunos da faixa etária do 1.º e 2.º anos, achei importante assistir, já que considero que os alunos devem contactar com livros o mais cedo possível, para adquirirem o gosto pela leitura e pela escrita. Qual não é o meu espanto, quando constatei que não só absorveram muita informação das histórias lidas, como alguns adquiriram o livro.
Ontem, após a realização da ficha de avaliação intermédia de português, fiquei incrédula quando vi a Zaza, uma aluna de 7 anos, tirar o livro da mochila e começar a ler. Imediatamente pensei “tenho de registar isto”.
Tenho ouvido muitos comentários de pessoas mais velhas dizerem que gostam muito das histórias do livro, porque lhes fazem recordar a sua infância e as histórias contadas à lareira, mas a Zaza não tem raízes na região, a mãe é estoniana, o pai da zona de Carcavelos. Vê-se que é uma família que valoriza a natureza (os pais são aquele casal que retira óleo das estevas), a música e os livros.
Aqui fica o seu testemunho  e um desafio:

Chamo-me Zaza,  moro no Louriçal, tenho 7 anos  e comprei o livro “Dos Enxidros aos Casais: Histórias e gentes de São Vicente da Beira”.
A história de que eu mais gostei foi a do Chalim, porque no fim o Chalim dá uma tânjara e também porque afinal ele era bom homem, mesmo parecendo mau, por não o conhecerem bem.
Gostava muito que um desenho meu saísse no próximo livro.
Zaza.
M.ª da Luz Teodoro

3 comentários:

CaRcAçA disse...

Boa noite,
Sou um leitor assíduo do blogue, desde o feliz tropeção de há uns meses atrás... Pelo agrado com que devoro cada novo post, ocorreu-me agora seguir os passos da pequena Zaza e também comprar o livro, porém sou acometido por novo tropeção, desta feita em resultado da dúvida: onde o posso adquirir e por que preço?
Esperando que me possa elucidar a este respeito, subscrevo-me,
Mário Afonso

Anônimo disse...

Sabes uma coisa, Zaza? A história do Chalim também é uma das minhas preferidas. Penso que é muito bonita por várias razões, mas sobretudo porque nos fala de como todas as pessoas, mesmo aquelas que parecem um pouco diferentes da maioria (porque não são tão bonitas, têm mais dificuldade em aprender, ou às vezes têm comportamentos um pouco estranhos) podem ter um coração muito bom, merecem ser tratadas com respeito e precisam de ter amigos e de ser ajudadas quando precisam.
Quanto ao teu gosto pela leitura e desenho, penso que estás no bom caminho para seres uma grande escritora. Começa a escrever as tuas próprias histórias e a ilustrá-las (se precisares pede ajuda), e acho que o José Teodoro, que é irmão da tua professora, gostará de as publicar aqui no blogue Dos Enxidros. Eu vou gostar muito de as ler. Incentiva também os teus colegas a fazerem o mesmo.
Beijinhos para os meninos todos da tua escola que estiveram tão atentos quando lá fomos.

M. L. Ferreira

José Teodoro Prata disse...

Zaza:
Vai escrevendo as tuas histórias, inventadas ou de coisas que te acontecem ou que te contam. E ilustra-as com desenhos. Era uma boa ideia teres um caderno só para isso.
E podes mandar-nos as tuas histórias com desenhos, que nós publicamos no blogue.
E depois, quando houver novo livro...

Mário Afonso:
O livro está à venda na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, por 13 euros. É preço justo, calculado a partir da fatura da despesa.
Em São Vicente, pode ser adquirido em vários locais, desde os Correios até Mini Mercado da Paula, mas sobretudo no Lar da Santa Casa da Misericórdia, que é a entidade a quem a Câmara Municipal e os autores deram parte significativa da tiragem. Aqui custa 10 euros, a fim de o tornar o mais acessível possível.
Se estiver longe, contacte-me pelo e-mail acima apresentado e posso enviar-lho pelo correio, sendo o porte de cerca de 2,50 euros.