quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Recriar a agricultura

O aquecimento global e sobretudo um maior conhecimento estão a mudar a nossa agricultura tradicional.
Contaram-me que o sr.º Chico Ventura cultiva muitas das hortícolas durante todo o ano. Vindo de Angola, onde isso se faz, não ficou preso ao nosso tradicional e tantas vezes desnecessário calendário agrícola e tem legumes frescos todo o ano.
Há anos que me admiro da forma como os meus vizinhos cultivam os quintais: no fim do inverno já têm cebolas novas, plantam-se couves em qualquer época...
A última novidade é a batata-doce. Este ano também experimentei, embora o meu jardim-quintal comece a ser demasiado sombrio.
Em abril, coloquei batatas-doces em frascos, parcialmente mergulhadas em água. Os rebentos foram surgindo e, quando atingiam um palmo de altura, transplantava-os para a terra. Pegaram todos (é preciso manter a terra húmida) e no verão tive a terra do jardim atapetada com um lindo manto verde.
Já fiz parte da colheita. As mais produtivas são as que estavam bem expostas ao sol. Também precisam da terra cavada funda, bem mexida. Entretanto, contaram-me que em certas regiões do país se faz um cômaro e colocam-se plantas dos dois lados. As batatas desenvolvem-se dentro do amontoado de terra fofa.


José Teodoro Prata

2 comentários:

Unknown disse...

Esta técnica de colocar a bata doce nos frascos para tomar rebentos é uma boa ideia. Vou experimentar!!! A batata doce é mais saudável que a outra e muito saborosa.
Obrigado pela dica!

José Teodoro Prata disse...

Célia:
O problema é quando usamos batata-doce comprada, pois muitas vezes traz pesticida que a impede de grelar. Demora mais, mas toma alguns rebentos. O ideal é usar batata-doce de particulares e também já há rebentos à venda, nos mercados (mas é raro, o melhor é precaver-se com a produção própria de rebentos).