sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Voltemos à foto de um casamento

Republico esta foto, para compreender melhor os últimos comentários do Zé Barroso e da Libânia.
Relembra que a foto, aqui publicada a 30 de setembro de 2016, foi-me dada pelo Francisco Matias.


Há alguns dias estive na vila e comecei a lembrar-me da fotografia do casamento dos anos sessenta publicada neste blogue em 30 de setembro de 2016. E tenho a certeza de que não é o casamento dos pais do Toninho. Por várias razões, entre as quais há esta: está uma pessoa identificada sem qualquer dúvida. Trata-se da Carmelinda, filha do Domingos Bispo do Caldeira. Na fotografia, está em frente da Maria do Carmo, esta filha do ti' Carlos do Chão da Bica, as duas com véu branco. A Carmelinda terá ali 6, 7 ou 8 anos. Falei com ela ao telefone. Disse-me que o Toninho é da idade dela. Logo, não pode ser o casamento dos pais deste. 
Possibilidade: pode ser o casamento dos pais do (acho que se chamava assim) Tó Zé (nós conhecíamo-lo por Jarmelas). Se são estes, casaram e penso que foram para África. Vieram após 1974. O Jarmelas trabalhava no Sindicato dos Pescadores do Norte e veio à televisão várias vezes a falar em nome deste sindicato. Faleceu há uns anos, ainda novo. Julgo que reside (ou residia há muito pouco tempo) na vila (Caldeira) uma irmã dele (Alice). Esta é que poderá adiantar mais qualquer coisa. Será que pode? De qualquer modo, as idades destes irmãos, penso, é que já serão temporalmente compatíveis com o evento do casamento.
À atenção, se quiserem, da MLFerreira e do ZT.
Abraços.
ZB

Quanto à identidade dos noivos da fotografia publicada em Setembro último, talvez o Zé Barroso tenha razão, mas na altura mostrei-a à Maria José Agostinho que não teve dúvidas em identificar o noivo como um dos irmãos da mãe, a senhora Resgate, que aparece atrás dos noivos. O Senhor Vigário e a Menina Maria de Jesus Ramalho que também foram convidados, seriam primos da noiva, Eugénia Ramalho. Vou tentar esclarecer um pouco melhor, mas o problema é que as pessoas que mais podiam ajudar já estão todas faltas de vista…

M. L. Ferreira

Se a menina de véu branco à frente da Maria do Carmo é mesmo a Carmelinda, (somos da mesma idade), os noivos não podem ser os pais do Toninho que é pouco mais novo que nós.
Mas para ajudar a esclarecer o “mistério” mostrei hoje a fotografia ao Senhor António Inês (O Marinheiro) que parece que também não teve dúvidas em identificar o primo Manuel e muitas outras pessoas da família entre os convidados.
E a propósito desse casamento contou que nunca tinha visto uma noiva tão chorosa: chorava antes, durante e depois do casamento (na fotografia até parece contente…) porque o pai a tinha obrigado a acabar o namoro com o rapaz de quem gostava desde os bancos da escola, e lhe fez o casamento com o outro que tinha mais terras. Como se não bastasse esse desgosto, ficou viúva muito cedo e teve que fazer pela vida sozinha com um filho nos braços. Passados muitos anos veio a encontrar-se com o antigo namorado, também já viúvo, e decidiram viver juntos. Mas também não foi feliz, porque ele morreu passado pouco tempo. Ele há amores assim, infelizes, dê o mundo as voltas que der…
Acho que a noiva ainda é viva. Será que não há ninguém que lhe mostre a fotografia? Ninguém melhor que ela pode confirmar se é ou não a noiva.

M. L. Ferreira

2 comentários:

Anônimo disse...

O mistério adensa-se. Continuo a dizer que a menina do véu branco à frente da Maria do Carmo, é a Carmelinda. Mas ela pode ter-me induzido em erro, dizendo que o Toninho é da idade dela. É que, se ele é mais novo, então, aí, já poderão os noivos ser os pais dele. Embora a diferença de idade não me pareça tão grande, mas, enfim, já admito essa hipótese. Se é assim, então "sibi imputate" (a responsabilidade é dela)!
Mas há outras pessoas identificadas na foto que poderão, talvez, dar uma ajuda. Uma é a muher do meu primo Zé Manuel (gago), irmã do Carlos (Sacristão ou Menino Jesus); outra, a mulher do Manuel Quinquinhas (mãe do Zé Manuel (?) (genro do Jorge (Fiambre) e da Maria José (do Lar)).
É filha da ti' Lusitana e do ti' João Grilo, irmã do Albino e do Luís Grilo. Mora nas casas ao lado do antigo posto da GNR. Esta é mais velha e poderá, provavelmente, lembrar-se melhor! Na foto, está do lado direito da referida Maria do Carmo. E, logo a seguir, à direita dela, está a mulher do meu primo Zé Manuel também já mencionada. A Santa (Parrega) também lá está. Mas mora em Castelo Branco. Está mesmo ao lado direito do padre Tomás.
Abraços.
ZB

adelino disse...

Concordo que o casamento tem de ser dos anos 50 , nos anos 60 as noivas ja iam de branco ou bege, ha uma pessoa que creio ser o Comissário Barroso na foto devia ter na altura 20 e poucos anos tem um porte militar que ainda mantem e assim com as feições, é o que esta na ponta do lado do padre Tomas