domingo, 8 de janeiro de 2017

Fontes: os Duarte Ribeiro do Casal da Serra

No dia 16 de janeiro de 1746, casaram os irmãos João e José Duarte Ribeiro com as irmãs Isabel Antunes e Catarina Pires, todos do Casal da Serra.
Eles viriam a ser, nas décadas de 60 e 70, dois dos homens mais ricos e poderosos do nosso antigo concelho. Um foi capitão da capitania da ordenança de São Vicente e o outro foi sargento-mor da ordenança concelhia. Criaram, os dois, uma capela particular devotada a São João Batista, à qual vincularam bens que tiraram cada um do seu património.
A novidade é que estes irmãos Duarte Ribeiro eram mesmo naturais do Casal da Serra (até agora pensava que tinham vindo de Tinalhas/Freixial). 
É que no Freixial do Campo havia também os Duarte Ribeiro, com fortes ligações a Tinalhas, incluindo residência.
Os registos de casamento abaixo apresentados não esclarecem a origem do apelido Ribeiro, nem as possíveis ligações com os Duarte Ribeiro do Freixial.
Recordo que o Pe. João Antunes, testemunha nos dois casamentos, era também natural do Casal da Serra. Foi levado prisioneiro pelos espanhóis, quando estes atacaram e incendiaram parcialmente São Vicente, em 1762, no contexto da Guerra dos Sete Anos. Morreu no cativeiro.



José Teodoro Prata

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente trabalho de investigação, este João e José Duarte Ribeiro devem ter sidos ordenados Capitão e Sargento-Mor pelo nosso Conde de São Vicente (Miguel Carlos da Cunha Silveira e Távora, 5º conde de São Vicente ) * 30.08.1708, que foi Capitão de Cavalaria de Olivença, Coronel de Infantaria e Coronel da Cavalaria Ligeira de Elvas. "Guerra dos 7 anos" ou "Guerra Fantástica".
Gostaria de saber mais sobre os descendentes destes senhores.

José Teodoro Prata disse...

Os filhos casaram pelas terras da redondeza, entre as famílias mais importantes, e 100 anos depois já não viviam descendentes seus na Casa Grande do Casal da Serra (certamente a morada de um deles). Foi doada à Misericórdia de São Vicente.
A capela foi depois escola primária e atualmente está contruída uma casa no local.