segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Memórias do Zé Manel


Pregos da ermida da Senhora da Orada


Processo de Manuel Henriques de Lacerda, na Inquisição


Um sarindão (cirandão) para esmagar as uvas

José Manuel dos Santos

Um comentário:

José Barroso disse...

Já não fui a tempo de mandar um comentário para o post anterior. Mas o texto retrata o que era a realidade das raparigas.
O que fariam muitas raparigas (e rapazes), se tivessem nascido uns anos antes? Se calhar pouco teria valido à Libânia ter fugido para debaixo da cama!...
Quanto ao post de hoje, as memórias na nossa idade são sempre apreciadas. Também inda guardo em casa, aquilo que em S. Vicente da Beira se designa por "sarindão", "serendão", "cerindão", etc. O nome deste instrumento onde se esmagam as uvas, também me levantou sempre dúvidas. Como já aqui aconteceu outras palavras.
Ora, o termo correto para o designar é "cirandão! Que quer dizer, ciranda grande. A ciranda já é bastante conhecida entre nós. Foi só fazer a dedução. Ciranda pode designar peneira, joeira, crivo, instrumentos para separar o bom do mau, referindo-se sempre, creio, a materiais secos. Nomeadamente, cereais. No entento, "cirandão" pode ter sido adaptado por analogia. Pois, ao esmagarem-se as uvas, à mão, no cirandão, separam-se logo os engaços. O que não acontece quando são esmagadas com os pés no norte do país... Creio, no entanto, que o termo "cirandão", não consta em todos os dicionários.
That's it!
Abraços.
JB