quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

O costado sanvicentino de Ribeiro Sanches


Primeira geração

      1. António Nunes Ribeiro Sanches nasceu a 07/03/1699 em Penamacor, Penamacor; foi batizado em Penamacor, Penamacor; faleceu a 14/01/1783, em França, Paris; filho de Simão Nunes Flamengo e Ana Nunes Ribeiro.
António Nunes Ribeiro Sanches nasce em Penamacor a 7 de Março de 1699, filho de Simão Nunes,  sapateiro e comerciante, e de Ana Nunes Ribeiro. Era o filho mais velho de uma família de cristãos-novos, isto é, descendentes de judeus que tinham sido obrigados a converterem-se e batizarem-se nos finais do século XV.
Em 1716 inscreve-se na Universidade de Coimbra, em Direito. Três anos mais tarde transfere-se para Salamanca, onde cursa Medicina e, em 1724, obtém o grau de Doutor. Em 1726 foge do país, por denúncias da prática de judaísmo, e fixa-se na Holanda, em 1730, onde estuda com o Boerhaave. Sob recomendação deste, parte para a Rússia, em1731,  onde exerce funções de médico militar com assinalável êxito. Nomeado clínico do Corpo Imperial dos Cadetes de São Petersburgo, a sua fama torna-o médico da czarina Ana Ivanovna. Em 1739 é nomeado Membro da Academia de Ciências de S. Petersburgo; no mesmo ano recebe igual distinção na de Paris, a “Cidade das Luzes”, grande centro da atividade intelectual europeia, aonde regressa em 1747. Aí colabora com os maiores vultos do Iluminismo, aí escreve as suas obras fundamentais: “Dissertation sur la Maladie Vénérienne”; “Tratado da Conservação da Saúde dos Povos”; “Cartas sobre a Educação da Mocidade”;  “ Método para Aprender e Estudar a Medicina”; “Mémoire sur les Bains de
Vapeur en Russie”.
Até à sua morte, ocorrida em 14 de Outubro de 1783, é consultado com regularidade pelas personalidades mais notáveis da Europa culta de então.


Segunda geração

      2. Simão Nunes Flamengo, nasceu em 1673, em Penamacor, Penamacor; casou com Ana Nunes Ribeiro; filho de Álvaro Fernandes e Isabel Nunes.
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 7906 de 1715-05-30
PT/TT/TSO-IL/028/07906
Acusação: Judaísmo
Data da apresentação: 30/05/1715  Sentença: auto-da-fé privado em 03/06/1715. Abjuração em forma, instruído na fé católica, penas e penitências espirituais.
Cristão-novo


      3. Ana Nunes Ribeiro, nasceu no ano de 1680, em Idanha-a-Nova, Idanha-a-Nova; filha de Manuel Henriques Lucena e Maria Nunes Ribeiro.

Cristã-nova


Terceira geração

      4. Álvaro Fernandes nasceu no ano de 1650 , em Penamacor, Penamacor; casou com Isabel Nunes; filho de Diogo Gomes Henriques e Isabel Henriques.
Cristão-novo

      5. Isabel Nunes nasceu em Idanha-a-Nova, Monsanto; filha de Luís Lopes e Maria Nunes Ribeiro.
Cristã-nova

      6. Manuel Henriques de Lucena nasceu em Castelo Branco, São Vicente da Beira; casou com Maria Nunes Ribeiro, a 31/10/1666, em Idanha-a-Nova, Idanha-a-Nova; era filho de Diogo Gomes Henriques e Isabel Henriques.
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 1953 de 1703-08-22
PT/TT/TSO-IL/028/01953
Acusação: Judaísmo
Data da prisão: 23/08/1703 Sentença: auto-da-fé de 19/10/1704. Confisco de bens, abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial perpétuo, instruído na fé católica, penitências espirituais. Em 12/08/1705, a Mesa deu licença ao réu para ir para Buarcos.
Residente em Lisboa
Cristão-novo

      7. Maria Nunes Ribeiro nasceu em Idanha-a-Nova, Idanha-a-Nova; faleceu antes de 1704; filha de Luís Lopes e Maria Nunes Ribeiro.


Quarta geração

    12. Diogo Gomes Henriques casou com Isabel Henriques, no dia 13/05/1636, em Castelo Branco, São Vicente da Beira; era filho de Diogo Vaz e Clara Gomes.

    13. Isabel Henriques; filha de Diogo de Lucena e Branca Rodrigues

    14. Luís Lopes casou com Maria Nunes Ribeiro

    15. Maria Nunes Ribeiro; filha de António Rodrigues e Ana Nunes Ribeiro

Cristã-nova


Quinta Generação

    24. Diogo Vaz casou com Clara Gomes

    25. Clara Gomes

    26. Diogo de Lucena casou com Branca Rodrigues

    27. Branca Rodrigues faleceu a  02/06/1638 , em Castelo Branco, São Vicente da Beira.

    30. António Rodrigues casou com Ana Nunes Ribeiro

    31. Ana Nunes Ribeiro

Nota: Ribeiro Sanches foi um dos mais ilustres filhos de Portugal. Tem estátua numa praça de Paris, cidade onde viveu a sua velhice, publicando os seus estudos na Enciclopédia. Várias das melhores reformas do Marquês de Pombal foram inspiradas nas suas ideias.
Além dos assinalados a azul, outros dos seus antepassados tinham ligação a são Vicente da Beira.

Atenção: há comentários novos na publicação anterior.

José Teodoro Prata

3 comentários:

José Barroso disse...

Este homem pertence àqueles de quem Marcelo Rebelo de Sousa bastas vezes diz: "são os melhores dos melhores"; ou seja, os portugueses.
Não será bem assim! Desconfio que há ali uma compreensível veia emocional que o faz assim falar! Mas, de facto, há alguns dos que, pelo acaso das coisas do mundo, nasceram neste pedaço de Terra Lusitana, que por alguma razão se distinguiram.
Quem não se distinguiu, pela positiva foram, com certeza, os nossos dirigentes políticos que, em vários passos da nossa história, expulsaram
alguns dos nossos cérebros mais brilhantes. Não foi só o Ribeiro Sanches que fugiu para a Holanda. Já aqui escrevi que Portugal, apesar de ter alguns pensadores importantes, nunca teve um filósofo de grande estatura internacional. Daqueles que se costumam ver nos livros das escolas! Desses, o que está mais próximo de nós, chamava-se Baruch de Espinosa (germanizado, Spinoza). Mas já cá não nasceu. Nasceu em Amesterdão, Holanda, para onde os seus familiares já tinham fugido!
That's it!
Abraços.
JB.

Anônimo disse...

Ao ler a ascendência do doutor António Ribeiro Sanches, algumas dúvidas me assaltaram; ignorância! ou incapacidade de compreender o texto
-Na terceira geração, ao chegarmos a Manuel Henriques de Lucena deparo-me com o seguinte:-Nasceu em Castelo Branco, São Vicente da Beira!!!
Em que ficamos!
Manuel Henriques de Lucena ; avô materno de Ribeiro Sanches nasceu em São Vicente da Beira e casou com Maria Nunes, natural de:- Idanha a Nova

Diogo Gomes Henriques; pai de Manuel Henriques de Lucena, nasceu em São Vicente da Beira; casou com Isabel Henriques também ela natural de São Vicente da Beira onde moravam.São os bisavós maternos de Ribeiro Sanches

Manuel Henriques casou com Maria Nunes, que era filha do Luís Lopes, natural de Lisboa, cirurgião e casou com Maria Nunes Ribeiro.

Certidão de Edade de Ribeiro Sanches
Precisando-se da certidão de edade de António Nunes Ribeiro Sanches, filho de Simão Nunes e de Anna Nunes Ribeiro, natural da villa de Penamacor, deste bispado da Guarda e nascido no dia 7 de Março do anno de mil seiscentos e noventa e nove

Pede-se a V. EXª Rev.ma, senhor bispo desta diocese da Guarda se digne mandá-la passar


Em cumprimento do venerando despacho supra certifico que, vendo o competente livro dos baptizados da villa de Penamacor, nelle a fl.170 V.o, encontrei o seguinte: António, filho de Simão Nunes e sua mulher Anna Nunes, ambos do primeiro matrimónio, elle natural desta villa e ella natural da villa de Idanha a Nova e freguezes desta villa, nasceu em sete dias do mez de Março de mil seiscentos e noventa e nove anos e foi baptizado por mim o padre D.os Mendes, cura desta freguesia, em quatorze do dito mez, era acima, foram padrinhos António Henriques e Maria Nunes, de que fiz este termo, sendo testemunhas padre Domingos Alves e António Lopes que todos assignamos dia mez era ut supra
O P.e D.os Mendes-António Lopes-P.e D.o Alves da Fonseca
e nada mais se continha no dito assento que fielmente mandei copiar

Seminário Episcopal da Guarda, 2 d`Outubro de 1897
(Roteiro do Concelho de Penamacor:-In Ribeiro Sanches-A sua vida e a sua obra- por Maximiano Lemos).
J.M.S

José Teodoro Prata disse...

Estas informações foram tiradas de uma plataforma genealógica que indica primeiro o concelho e só depois a freguesia. Por essa razão aparece: Castelo Branco, São Vicente da Beira.
E usa as divisões administrativas atuais e não as da época (nessa altura São Vicente da Beira era concelho).