terça-feira, 24 de abril de 2018

25 de Abril


José Teodoro Prata

2 comentários:

José Barroso disse...

Em 44 anos já tudo foi dito sobre o 25 de abril de'74. Uma data que iniciou um processo que fez de nós cidadãos plenos. Por várias razões, nunca se alcança tudo. Desde logo, do ponto de vista filosófico e matemático. E, empiricamente, também não é, nem cultural, nem materialmente possível. Todavia, desenvolvemos o que entendo ser, talvez, o mais importante: a capacidade crítica para formular juízos e escolher, livremente, o que entendemos ser o melhor para nós e para o país. Sem estarmos sujeitos a uma realidade que, para alguns, era a verdade absoluta e que, portanto, não podíamos questionar.
Mas desenganemo-nos: nada está garantido. É preciso vigilância quanto a muitas outras "verdades". A própria democracia, não sendo um sistema perfeito (porque não os há!), carrega defeitos que a podem pôr em perigo. A corrupção, hoje quase a nível global, é um deles. Parece mesmo que temos que dizer às elites: "tenham juízo"!
Um outro importante tema de discussão é o facto de, na prática, o "económico" se estar a sobrepor ao "político", ao contrário do que dizem as constituições democráticas, incluindo a portuguesa. É um erro das sociedades ocidentais (e não só), das últimas décadas. E isto não é retórica. Pois, num certo sentido, com esta mudança, desapareceu o primado do "homem" sobre a "coisa". Entendamo-nos: não é que o homem não continue a dominar a realidade do mundo, transformando-a. Mas fá-lo com a cupidez do lucro. Esse é o móbil, a motivação, que esquece todos os valores humanos (e até o meio ambiente!). É esse o sentido. E é por isso que se torna imperioso que a economia seja posta ao serviço do homem e não o homem ao serviço da economia, como tem acontecido ultimamente. E quão depressa tudo mudou!
Discutimos o resto noutra altura!
Abraços.
JB

Anônimo disse...

Até 24 de Abril
Censura
Opressão
Partido único
PIDE
Etc.etc.etc.etc
Resumindo:
Brigada do reumático

A partir do 25 de Abril
Liberdade de expressão
Liberdade de reunião
Liberdade partidária
Fim da ditadura
Democracia
Etc.etc.etc.etc
Sendo assim:
Viva o 25 de Abril
J.M.S