segunda-feira, 23 de abril de 2018

Dia do livro


Livro
Um livro é um amigo
Também pode ser um inimigo
Para se saber
Tem de ser lido.
Depois podemos escolher
O livro que queremos ler

Tens que me ler
Para saberes meu conteúdo
Podes ser um sortudo
Só assim me ficarás a conhecer

O livro é saber
É sonho, ilusão
Nele encontrarás a solução
É só abrir e ler

O livro é sonho é paixão
O livro é ensinamento
Podemos abri-lo em qualquer momento
Em casa, na horta ou na prisão

O livro é companhia
O livro é um tesouro
o  livro é sabedoria
Guarda-o para o vindouro

Quem o possui tem saber
Cuida dele religiosamente
Seja labrego ou lente
Estuda, lê, investiga até morrer

O livro é um companheiro
De viagem ou solidão
Nunca é refilão
O livro é um bom parceiro

O livro abre horizontes
Quem o lê, naturalmente
O livro nunca mente
Com ele, viajas por vales e montes

O livro dá-nos sabedoria
Transmite-nos ensinamentos
Na escola ou noutros momentos
É um companheiro todo o dia

Zé da Villa

2 comentários:

José Barroso disse...


A propósito do dia mundial do livro, lembrei-me desta:

"Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para
ler e os anos que terei de vida. Não chegam, não duro nem para
metade da livraria. Deve certamente haver outras maneiras de se salvar uma pessoa, senão estou perdido. No entanto, as pessoas que entravam na livraria estavam todas muito bem vestidas de quem precisa salvar-se."

ALMADA NEGREIROS, dixit.

Mas, na verdade, sem o livro, julgo eu, a humanidade não seria a mesma. Diz-se que o incêndio da antiga biblioteca de Alexandria, fez o homem recuar anos na sua cultura, dado o conhecimento que continham os livros e que desapareceu, como num apagão civilizacional. Na nova biblioteca inaugurada em 2002, também já houve um incêndio, embora sem consequências.
Oh! malta dum raio!
Abraços.
JB

M. L. Ferreira disse...

Também penso que os livros são sonho, são ilusão, abrem horizonte. Seria por isso que foram alvo se censura em vários momentos da nossa História, sempre que era preciso manter o povo na ignorância para melhor o controlar.