quarta-feira, 23 de maio de 2018

Lugares que merecem um desvio


A propósito do Festival “Fora do Lugar” dizia há tempos um dos seus organizadores que a Idanha é o lugar mais bonito do mundo. Certamente exagero de quem é apaixonado pela sua terra, mas é verdade que por aquelas bandas podemos encontrar paisagens e recantos surpreendentes. É o caso de São Pedro de Vir a Corça.

 
Passei lá perto algumas vezes a caminho de Monsanto ou Penha Garcia e, sempre que via a placa com o nome, achava que havia de ser um lugar bonito, mas tardei em arriscar o desvio. Quando finalmente me decidi, fiquei surpreendida com a beleza e a mística daquele sítio; pelo santuário, mas sobretudo pela força da natureza e a atmosfera que o envolve.
  
 
Agora, sempre que calha, vou até lá. Tenho pena de ainda não ter conseguido visitar o interior da capela, mas continuo a achar que merece o desvio.

Sobre o nome do lugar, há uma lenda que diz que se deve ao facto de um anacoreta que lá viveu há muito tempo ter dado proteção a um menino, deixado pelo diabo, e o alimentava com o leite de uma corça que por ali passava, de propósito, várias vezes durante o dia (a lenda é interessante e está na internet, assim como outra informação sobre o lugar, mas nada como ir…).

M. L. Ferreira

2 comentários:

José Barroso disse...

É um assunto que não domino bem. Mas é muitíssimo interessante verificar a evolução da arte e da arquitetura, em particular, em Portugal. A evolução não se deu, ao mesmo tempo, em toda a Europa. O românico está muito bem representado em Coimbra com a Sé Velha, na Alta, e com a Igreja de S. Tiago, na Praça Velha. E, curiosamente, em Santarém, fui descobrir a transição entre o românico e o gótico, na Igeja de S. João de Alporão. Haverá outros monumentos. Sendo que, nesta última cidade, está o melhor representante do gótico flamejante em Portugal: a Igreja da Graça, onde está o túmulo de Álvares Cabral.
Tudo muito bonito! Mas, como dizia o outro, não temos tempo. Mas, se calhar, perdemos muito desse tempo em coisas que nada adiantam...
Já agora, só mais isto: ficou provado pelos comentários ao post anterior que o problema da desertificação, apesar da boa disposição do Chico, é mesmo mais complexo do que parece.
Abraços.
JB

José Teodoro Prata disse...

Este lugar tem de facto a tal mística que só existe em sítios excecionais. Outro que a tem é o monte santo(Monsanto), ali mesmo ao lado.
Na nossa Senhora da Orada também há. Mas isto depende muito da maneira como cada um vê e sente cada lugar.